Professores da rede estadual suspendem greve no Paraná


Depois de uma semana os professores e funcionários da rede estadual de ensino público suspenderam a greve em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (29), em Curitiba. No debate que contou com a presença de aproximadamente sete mil docentes, a categoria também aprovou o retorno às salas de aula a partir da próxima segunda-feira (5) e o acompanhamento constante do cumprimento do acordo firmado com o governo. A resolução vale para todo o Paraná. 
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), caso alguma reivindicação acordada não for cumprida pelo governo, a diretoria da entidade pode convocar uma assembléia para analisar uma nova paralisação. ''Não foi uma decisão unânime, mas a maioria aprovou o retorno. Tivemos avanços em alguns pontos, mas vamos nos manter mobilizados e verificar se o que ficou acordado será cumprido'', ressaltou o professor Luiz Carlos Paixão, secretário de comunicação da APP-Sindicato. 
Apesar dos professores informarem que só retornam às escolas no dia 5, em nota oficial, o governo estadual, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seed) determinou a retomada das aulas nesta quarta-feira. ''A volta imediata das aulas foi uma das condicionantes nas negociações, pois não existe mais motivo para os alunos continuarem sem aulas'', disse Paulo Schmidt, secretário de Educação. 
Acordo 
A proposta apresentada pelo governo e firmada com o grupo de negociação prevê, entre outros pontos, o envio de um projeto de lei específico para a alteração do contrato do Processo Selevito Simplificado (PSS); a criação de uma comissão especial, para tratar da implementação da hora-aula; pagamento em dinheiro da diferença de 0,67 de hora de trabalho a partir de agosto e implantação na jornada no início do ano letivo de 2015; pagamento das promoções e progressões em atraso em três parcelas (junho, agosto e novembro) e não mais em dez parcelas; o encaminhamento de um projeto de lei para aprovação da Assembleia Legislativa sobre um novo modelo de saúde; suspensão do corte no auxílio-transporte imposto aos educadores em licença médica; e o anúncio de que será acrescido de aproximadamente R$ 88,00 o valor do auxílio-transporte dos funcionários das escolas. 
Protesto 
Pela manhã, docentes de todo o Estado participaram de uma grande caminhada no centro de Curitiba, batizada de ''Marcha da Educação''. Eles saíram da praça Santos Andrade, em frente a Universidade Federal do Paraná (UFPR), e seguiram em direção ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, portando bandeiras, faixas e cartazes. Além de reforçar a paralisação dos educadores, a marcha também fez parte do ato integrado à Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que ocorre em todo o Brasil. Segundo a APP-Sindicato, cerca de 25 mil professores participaram do ato. Já a Polícia Militar do Paraná informou que aproximadamente 10 mil docentes estiveram presentes na marcha.
Fonte: Folha de Londrina