Auditores fiscais fazem manifestação em frente ao MTE


Auditores fiscais do trabalho e servidores administrativos do Ministério do Trabalho e Emprego fizeram protesto nesta segunda-feira (28) em Brasília para reclamar das condições de trabalho e do baixo número de profissionais nas duas categorias. O ato, que faz parte do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho, foi realizado em frente ao ministério, em Brasília.

Na manifestação, o grupo promoveu um abraço simbólico em torno do prédio e usou uma coroa de flores e velas para homenagear as vítimas de acidentes de trabalho.

A presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Rosa Maria Campos Jorge, disse que o Brasil vive uma epidemia de acidentes de trabalho. Segundo ela, mais de 700 mil acidentes acontecem por ano no país. Por dia, trinta trabalhadores sofrem acidentes e ficam com sequelas e oito morrem.

"Nós estamos hoje vivendo uma grande epidemia de acidentes de trabalho. Morrem por dia oito trabalhadores, segundo dados da Previdência Social, mas nós sabemos que há um subnotificação. Morrem pessoas por acidentes de trabalho ou doenças e que não chegam as estatísticas. São 700 mil acidentes por ano, 30 pessoas ficam com sequelas definitivas. É um número muito alto e nós não temos servidores para dar conta de fazer o trabalho de prevenção", disse Rosa Maria.

Atualmente, o MTE conta com 2750 auditores fiscais de trabalho, segundo o sindicato.
Ainda de acordo com a presidente da entidade, outro problema enfrentado pela categoria são as instalações físicas das Superintendências do MTE nos estados, o que classificou como uma "situação de sucateamento".

"O Ministério do Trabalho, a sede e as superintendências nos estados, estão sucateadas. As instalações são péssimas, a rede de computadores muito velha, frota de veículos muito antiga. A situação do ministério do Trabalho é de sucateamento".

Após o ato em frente ao ministério, o grupo seguiu para a Câmara dos Deputados, onde foi lançada a mostra fotográfica, "28 de abril - Dia Mundial em Memórias das Vítimas de Acidente e Doenças do Trabalho", que exibe imagens das situações enfrentadas pelos auditores fiscais do trabalho no cotidiano.

Fonte: g1.globo.com