Servidores do Iapar em Londrina descartam greve após aceno do Estado para nova tabela salarial


Em assembleia no início da tarde desta terça-feira (13), os servidores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) descartaram a possibilidade de entrar em greve. A paralisação por tempo indeterminado das atividades estava prevista para começar nesta quarta-feira (14). Porém, ainda na semana passada, o governo do Estado acenou com uma proposta de pagamento de uma nova tabela salarial à categoria.

Ainda no último dia 8, Estado e a direção do Iapar colocaram que a Nova Tabela salarial prevista para pagamento em junho também será corrigida com o índice da Data Base 2014, de 6,28%. "Foi uma grande conquista. Isso acalmou os ânimos aqui no Iapar", afirmou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos na Área de Pesquisas Agrícolas e Agropecuárias do Paraná (Sindpar), Ricardo Moura.
Ele contou que os servidores estavam preocupados e aguardavam ansiosos para uma proposta do governo, que havia pedido para que esperassem até o dia 12 de maio para obterem uma resposta sobre reajustes. "A proposta chegou antes e como como tivemos a definição do pagamento da nova tabela, os servidores decidiram suspender o indicativo de greve baseados nesta proposta", comentou.
Neste mês, os trabalhadores terão direito ao valor da Data Base 2014 e nos próximos, os reajustes conforme as indicações da tabela. O sindicato fará o acompanhamento dos repasses e vai pleitear a viabilização do concurso público para recomposição do quadro de pessoal.
A negociação começou em março de 2013, com a entrega da pauta de reivindicações ao secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara. Durante o período, foram duas greves, sendo uma de três dias e outra de dez, e mais três paralisações de advertência. 
Fonte: londrina.odiario.com