Funcionários da Funpar entram em greve no Hospital de Clínicas


Os funcionários do Hospital de Clínicas (HC) contratados pela Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) paralisaram as atividades desde o início da manhã desta segunda-feira (19). A greve, que deve ocorrer por tempo indeterminado, foi definida em assembleia entre os trabalhadores na sexta-feira (16). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba (Sinditest-PR), os trabalhadores exigem reajuste salarial de 18,9% e aumento do vale-alimentação de 11,91%. Eles também pedem a extinção da ação judicial que determina demissão de todos os servidores contratados pela fundação até junho.

Até as 11h30, conforme o hospital, os serviços de urgência e emergência estavam sendo atendidos normalmente. Os pacientes que já tinham consulta agendada estão sendo atendidos, mas a espera é maior. Até este horário, não era possível agendar outras consultas. Entre os funcionários que aderiram à paralisação estão enfermeiros, técnicos administrativos.
Desde o dia 9 de maio, os servidores concursados do HC também estão em greve. A categoria paralisou as atividades para pedir melhores condições de trabalho no dia 20 de março, mas por ordem judicial teve que voltar ao trabalho no dia 18 de abril, após uma decisão da Justiça. No entanto, no dia 9 de maio, após assembleia, eles retomaram a paralisação.
Fonte: g1.globo.com/pr