Em greve, professores da rede municipal fazem ato no centro de São Paulo


Professores da rede municipal de São Paulo, em greve há mais de um mês, fizeram um protesto na tarde desta terça-feira, no centro da capital. Os manifestantes saíram da Avenida Paulista, interditaram a Avenida da Consolação e chegaram à Prefeitura.

Liderados pelo Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (Sinpeem) e Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo (Aprofem) - dois sindicatos da categoria -, os profissionais pedem melhoria salariais e na carreira. A principal reivindicação é pela incorporação de um bônus de 15,38% anunciado pela Prefeitura para quem recebe o piso salarial. A prefeitura só aceita negociar a incorporação no ano que vem.

Os professores se juntaram ao grupo de servidores municipais. De acordo com a Polícia Militar, no total cerca de 3,5 mil servidores participam de ato para decidir se a categoria entra em greve geral. Todas as faixas da Rua Líbero Badaró estão fechadas, apesar dos apelos do comando de greve.

Funcionários do Serviço Funerário, da Cultura, da Saúde e engenheiros de carreira participam da manifestação. Eles pedem reajuste imediato de 11% para não cruzarem os braços.

Os servidores municipais ameaçam fazer greve geral a partir desta quarta se a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) não sinalizar possibilidade de reajuste salarial. Eles argumentam estar há cinco anos sem reajuste real de salário.

Fonte: www.estadao.com.br