Comércio e órgãos públicos vão funcionar em horário especial na Copa


Os dias de jogos do Brasil na Copa Mundo 2014 vão mudar o horário de funcionamento do comércio e órgãos públicos em Londrina. A maioria vai funcionar em horário especial e liberar os funcionários antes do início das partidas. Servidores da saúde vão trabalhar em regime de escala e os funcionários de supermercados terão que assistir aos jogos nos locais de trabalho.

O horário de funcionamento das lojas do comércio de rua e supermercados foi divulgado nesta quinta-feira (29). Nos dias 12, 17 e 23 de junho, quando a Seleção Brasileira entra em campo pela primeira fase da Copa, os empregados do comércio de Londrina e região serão dispensados uma hora antes do início dos jogos e só retornam ao trabalho no dia seguinte.

Já os funcionários de mercados, supermercados e minimercados param de trabalhar 15 minutos antes das partidas e voltam 15 minutos depois dos jogos. Neste caso, as empresas terão que disponibilizar uma estrutura para que os funcionários assistam aos jogos nos locais de trabalho. O acordo entre os sindicatos dos patrões e empregados vale apenas para os jogos da primeira fase. Outro acordo será firmado para jogos da segunda fase em caso de classificação da Seleção Brasileira.

Na primeira fase do Mundial, nos dias dos jogos do Brasil, os shoppings - lojas e praça de alimentação - vão fechar uma hora antes das partidas. Mas os funcionários devem retornar ao trabalho uma hora após os jogos.

Órgãos municipais

Na Prefeitura de Londrina, o expediente será normal até uma hora antes do início das partidas. A partir deste horário, o ponto será facultativo. A definição sobre os horários será oficializada em decreto ainda nesta semana, segundo o Núcleo de Comunicação.

Os serviços municipais de urgência e emergência, como prontos-socorros e Unidades Básicas de Saúde (UBS) não param, mas os funcionários vão trabalhar em regime especial de escala durante a exibição dos jogos. Possivelmente, em um sistema parecido ao adotado nos feriados. Os detalhes devem ser definidos pela Secretaria de Saúde até o início da próxima semana.

De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), o sistema de trabalho de agentes de trânsito e a escala da coleta de lixo no período da Copa não haviam sido definidos até esta quinta-feira (29), duas semanas antes do primeiro jogo do Brasil no Mundial, que começa em 12 de junho. No entanto, a CMTU adiantou que o número de agentes deve aumentar, já que após os jogos, a torcida costuma ir para as ruas comemorar.

Na Câmara Municipal de Londrina, o horário não havia sido definido até o início da tarde desta quinta-feira (29).

Servidores federais

Os servidores públicos federais serão liberados mais cedo. De acordo com uma portaria do Ministério do Planejamento, o serviço público federal terá sua jornada reduzida nos dias de jogos da Copa do Mundo disputados pela seleção brasileira. Os servidores serão dispensados a partir das 12h30 e, posteriormente, deverão compensar as horas não trabalhadas. A compensação será combinada pelos trabalhadores com suas chefias diretas, de acordo com documento divulgado no Diário Oficial da União.

Bancos

Os bancos também irão funcionar em horário especial. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nos dias de jogo do Brasil, as agências terão atendimento mínimo de quatro horas – nos dias normais, são cinco horas de atendimento obrigatório e ininterrupto. No entanto, os bancos terão que afixar, com antecedência mínima de dois dias úteis, o horário de atendimento nos dias dos jogos em locais visíveis de suas dependências. 

Fonte: Jornal de Londrina