Servidores da UEL e HU podem entrar em greve na próxima semana


Os servidores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), do Hospital Universitário (HU) e do Hospital de Clínicas (HC) podem entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (16) por causa do impasse sobre a cargo horária diferenciada. 
A assembleia que pode aprovar o indicativo de greve será realizada nesta quinta-feira (12) às 10h30 na frente do Pronto Socorro do HU. 
Segundo o presidente da Assuel Sindicato, Marcelo Seabra, a única reivindicação da categoria é que a carga horária seja regulamenta para que não ocorra nenhuma mudança no expediente dos servidores. Ele lembrou que após recomendação do Ministério Público (MP) o Governo do Estado fez a proposta de aumento da carga horária de 12 categorias para 40 horas semanais. 
Atualmente, os profissionais trabalham 36 horas, 30 horas, 24 horas ou 20 horas, dependendo da função. "Estes servidores querem manter a jornada diferenciada porque foram contratados em concurso público com a jornada de trabalho adequada a legislação específica da profissão e acordo coletivo de trabalho", argumenta. 
De acordo com Seabra, a categoria pode recuar caso o governo do Estado envie o projeto de regulamentação da atual cargo horária para votação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o que poderia provocar a suspensão da recomendação do MP.
Fonte: Portal Bonde