Agentes de saúde fazem novo protesto contra concurso em Londrina


Os agentes comunitários de saúde (ACSs) que não foram convocados pelo concurso público da Prefeitura Municipal de Londrina fizeram um novo protesto nessa quarta-feira (2), desta vez no Paço. Na última semana, os trabalhadores já haviam ido até a Câmara para buscar o apoio dos vereadores contra o processo seletivo.

A rede básica de saúde conta com aproximadamente 360 ACSs, sendo que boa parte deles atua desde 2006, com contratos temporários. O município decidiu fazer um concurso público para contratar servidores efetivos, prova que foi realizada no final de maio com a participação de mais de 14 mil pessoas.

A delegada do Sindicato dos Agentes de Saúde, Márcia Kitano, defendeu que o concurso deveria ter contado com a prova de títulos, já que os trabalhadores antigos fizeram diversos cursos ao longo dos anos e possuem uma experiência importante para a atuação junto da comunidade.

Após o protesto no Paço, os ACSs agora planejam ações judiciais. “A gente vai tentar na lei porque antes de sair o edital, a gente já tinha falado com o prefeito. O pessoal tem cursos, é capacitado, é um diferencial. Eu mesma sou uma, trabalho há 14 anos”, contou.

Márcia classifica a dispensa dos atuais agentes como “crueldade” e teme que muitos deles não consigam novos empregos. Apenas cerca de 50 teriam sido nomeados no concurso.

Fonte: londrina.odiario.com