Saúde define quais UBS terão horário de atendimento estendido


A Secretaria Municipal de Saúde deve apresentar nesta semana o resultado do estudo que vai indicar quais Unidades Básicas de Saúde (UBS) terão horário de atendimento estendido. A princípio, cinco UBS passarão a funcionar até as 22 horas – algumas delas fecham às 19 horas – para prestar atendimento pelo Programa Saúde da Família.
No cenário mais favorável, essa extensão de horário começaria em agosto para pelo menos duas UBS. O secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, explicou que todas as regiões da cidade serão atendidas pela medida. “Uma UBS por região, além de uma no centro, se houver demanda. Acredito que em setembro essa experiência já esteja totalmente implantada e então poderemos medir o impacto”, avaliou.
A princípio, as unidades previamente indicadas como possíveis de ter o horário de atendimento prolongado estão localizadas no Ouro Branco, na zona sul, Vivi Xavier, na zona norte, Santiago, na zona oeste, e Vila Nova, no centro. Falta ainda definir a UBS da zona leste, mas a provável escolha é a unidade do Lindoia.
“Por enquanto, esses nomes ainda estão em fase de estudos”, alertou a diretora geral da secretaria, Suzana Verlingue. Segundo ela, a definição de quais UBS funcionarão até mais tarde passa por dois fatores principais: demanda da população e impacto financeiro. “Não vamos contratar ninguém para esse horário adicional, haverá apenas a readequação dos servidores, com possível geração de algumas horas extras”, apontou.
O atendimento prestado no horário adicional, explicou Suzana, é o mesmo do horário normal. Serão beneficiados os pacientes que não conseguem acesso às unidades por conta do horário de trabalho. Atendimento a pacientes hipertensos, diabéticos, aplicação de vacinas e coleta de materiais para exames estarão entre os procedimentos realizados pelas equipes. “Urgência e emergência continuarão sendo encaminhados para as unidades especializadas, como a UPA do Sabará”, disse.
A diretora disse ainda não ter o levantamento sobre quais serão as primeiras UBS a atender em horário diferenciado. Mas ela garante que a extensão de horário na região central de Londrina só será posta em prática se for estritamente necessário. “Temos que fazer um levantamento estatístico para ter certeza que a demanda no centro é grande o suficiente para abrirmos esse horário. Isso pode levar até setembro para ser implantado”, explicou.
Gatilho
A extensão do horário de atendimento das UBS é uma das saídas encontradas pela Secretaria Municipal de Saúde para tentar reduzir as filas de espera nas unidades de saúde secundárias e terciárias, como a Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Sabará, na região oeste. O JL esteve na unidade e encontrou pacientes esperando por atendimento há mais de quatro horas.
O prefeito Alexandre Kireeff (PSD) garantiu que está sendo estudada a implantação de um “gatilho”. Sempre que a fila de espera bater num determinado limite, seriam chamados mais médicos para atender os casos que, por não serem tão graves, são “empurrados” pela triagem para o final da fila.
Fonte: Jornal de Londrina