Artistas vão protestar na Prefeitura


O movimento Cultura é Mais se prepara para ocupar a Prefeitura de Londrina hoje de manhã. Encabeçado por membros do Conselho Municipal de Cultura e produtores culturais, a ação pretende pressionar o poder público para efetivar políticas públicas já acordadas. A principal reivindicação é o aumento do índice orçamentário destinado ao Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e à Secretaria de Cultura.

Depois de receberem da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento uma proposta de aumento considerada ínfima, o grupo decidiu ir até o prefeito Alexandre Kireeff e o secretário Daniel Pelisson exigir uma nova proposta. “Nos sentimos desrespeitados porque a proposta apresentada por eles não aumenta nada. Destina R$ 1 milhão a mais, que é suficiente só para a recomposição salarial dos funcionários”, afirma o produtor Luís Miotto, que é membro do Conselho.

A reivindicação é para que o Promic, que hoje recebe cerca de 0,2% do orçamento (cerca de R$ 3,5 milhões), passe a receber 1%, e a Secretaria de Cultura tenha seus recursos ampliados de 1% para 3% do orçamento do Município.

A visita à prefeitura deve seguir os moldes daquela feita pelo Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (MARL) à Câmara dos Veredores em maio. Eles entraram em plenário com um cortejo musical, para cobrar a aprovação de um projeto de lei que permita a utilização de espaços públicos para apresentações, sem a cobrança de taxas pelo Município.

“Dessa vez, vamos levar um documento para ser assinado na hora e ter garantias, novas garantias”, afirmou Danilo Lagoeiro, membro da Cia. Teatro de Garagem e integrante do MARL.


Fonte: Jornal de Londrina