A Prefeitura tem muitos servidores?


No último dia 23, o Secretário de Fazenda, Sr. Paulo Bento, deu uma declaração à RPC TV a respeito do Decreto nº 888, publicado no Jornal Oficial nº 2479, de 17/07/2014, que limita os gastos com horas extras para o período de julho a dezembro/2014.

Em primeiro lugar, o SINDSERV não concorda com a realização de horas extras. Essa prática tem que deixar de ser regra e virar exceção. O que ocorre é que, nessa entrevista, o Sr. Secretário afirma que a Prefeitura do Município de Londrina possui muitos servidores e que os secretários das pastas devem gastar em horas extras o mesmo que foi gasto em 2013, pois alguns secretários estavam perdendo o controle de seus orçamentos.“...eles tem muita gente, é uma questão de administrar o pessoal que eles tem na mão...”, disse o secretário.

Diante dessa declaração, o SINDSERV vem a público expressar sua discordância com tais declarações. O Município de Londrina, reconhecidamente possui uma quantidade de servidores extremamente enxuta e produtiva. O que ocorre é que a demanda por serviços públicos tem aumentado sistematicamente em um ritmo maior do que a arrecadação municipal comporta e, consequentemente, a contratação de novos servidores tem ficado aquém do necessário, sobrecarregando aqueles que permanecem em seus postos de trabalho atendendo a população.

A própria Administração Municipal faz alarde anunciando novas unidades de saúde, extensão do horário de atendimento, inauguração de novas escolas e novas salas de aula, ampliação da educação integral, ampliação da recuperação asfáltica da malha viária e outros serviços. Toda essa atividade só funciona com servidores e a contratação não acompanha a demanda.

Não bastasse esse aumento, a Administração Municipal não investe no seu quadro de servidores. Além do passivo financeiro deixado por administrações anteriores, não existe uma política de Recursos Humanos, treinamentos são raríssimos, não existem exames médicos periódicos, não existem programas de prevenção de doenças, não são adquiridos equipamentos de segurança, não são respeitadas medidas de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, entre diversas outras falhas.

Sem falar que a Administração Municipal não apresentou qualquer estudo técnico que demonstrasse a veracidade das declarações do Sr. Secretário de Fazenda. E, até que esse estudo seja apresentado e estudado, o sindicato convida os secretários para sair do conforto de seus gabinetes e visitar os 300 locais de trabalho da Prefeitura e presenciar as dificuldades enfrentadas pelos servidores no dia a dia de atendimento à população.