Kireeff veta emenda que limita contratação de novos servidores


O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, vetou parcialmente na tarde desta terça-feira (29) a emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que limita a contratação de novos servidores municipais. 
No início do mês, a LDO foi aprovada na Câmara Municipal de Londrina com quatro emendas, entre elas, a que determinava a retirada dos valores do Sistema Único de Saúde (SUS) do orçamento municipal, utilizado para calcular os gastos com recursos humanos, conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 
"Assinamos o veto parcial a emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias que limitaria nossa capacidade de contratações e desenvolvimento de políticas específicas junto aos nossos recursos humanos", confirmou Kireeff pelo Facebook. 
O veto foi assinado durante reunião do prefeito com o Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (Sindserv), que se manifestou contra a emenda. De acordo com o sindicato, sem os valores do SUS que giram em torno dos R$ 200 milhões, Londrina já atingiria o limite prudencial e não poderia contratar novos servidores para prestação dos serviços públicos. 
Pela LRF, os municípios podem gastar até 51,3% de seus orçamentos com a folha de pagamento dos servidores. Sem os recursos do SUS, a Prefeitura de Londrina gastaria 54% do orçamento previsto para 2015 com pessoal. Atualmente, os gastos com os salários dos funcionários são de 49%.
Fonte: Portal Bonde