Relatório aponta necessidades de reformas e contratações na Saúde


Há quatro meses, a Comissão de Seguridade da Câmara Municipal trabalha no mapeamento da situação dos postos de saúde e das unidades de pronto-atendimento de Londrina. O resultado desse trabalho, que será apresentado hoje, em audiência pública, trará a quantidade de profissionais que precisam ser contratados; as condições das estruturas físicas e as necessidades de reformas e ampliações; a situação dos equipamentos e quantos aparelhos precisam sem adquiridos; além do problema da falta de medicamentos.

Além da elaboração do relatório com os resultados, a comissão enviou 620 requerimentos ao Executivo solicitando melhorias nos serviços de saúde. O presidente do grupo, o vereador Gustavo Richa (PHS), afirma que esses pedidos também se referem à contratação de profissionais, à compra de equipamentos e de medicamentos e a reformas e ampliações de unidades de saúde. “Como dependem de licitação e contratações, esses pedidos ainda não foram atendidos, mas já os fizemos.”

No último quadrimestre, a comissão também fez 60 pedidos de informação ao Executivo sobre os mesmos pontos. “Apenas 15 pedidos foram respondidos”, afirma o vereador. Os dados são importantes e complementam as informações levantadas nas visitas feitas pelos membros da comissão aos 52 postos de saúde e ao Pronto-Atendimento Municipal (PAM), ao Pronto-Atendimento Infantil (PAI), à Maternidade Municipal e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) dos jardins Sabará e Leonor.

Além de Richa, a comissão é composta pelos vereadores Tio Douglas (PTB) e Vilson Bittencourt (PSL). Este último diz que, nas visitas, feitas mais de uma vez, foi solicitado às coordenações que relatassem a situação atual e qual seria a ideal. “Em 99% das unidades o quadro [de funcionários] não está completo.”

A audiência pública começará às 19h30, na Câmara Municipal. Segundo Tio Douglas, será mais uma oportunidade para ouvir todos os servidores das unidades de saúde. “Queremos tirar mais algumas dúvidas e ver se eles têm algo mais a acrescentar sobre as melhorias necessárias.” A população também será ouvida.

Com a audiência, um relatório final será elaborado e entregue ao prefeito Alexandre Kireeff (PSD) e ao secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri. “Aí iremos acompanhar e cobrar as melhorias necessárias”, afirma Richa.

Serviço 

Audiência Pública sobre os postos de saúde e as unidades de pronto-atendimento de Londrina: hoje, às 19h30, na Câmara Municipal.

Fonte: Jornal de Londrina