Educação vai distribuir uniformes guardados e comprará novos em Londrina


A Secretaria Municipal de Educação vai distribuir os uniformes comprados há cerca de três anos pela gestão de Barbosa Neto (PDT). O Ministério Público apontou um desvio de aproximadamente R$ 3,8 milhões na licitação, o que paralisou a distribuição das roupas, guardadas em um depósito da prefeitura e também nas escolas.

Um parecer da Procuradoria Geral do Município apontou na última semana que as roupas podem ser utilizadas pelos alunos sem problemas, desde que respeitada a quantidade paga efetivamente à empresa. Além de distribuir os objetos encaixotados, o município pretende lançar um novo processo licitatório de compra.

"Nós vamos passar escola por escola, separar os lotes que podem ser entregues, os que não puderem, automaticamente nós vamos recolher", contou a secretária de Educação, Janet Thomas. No depósito da pasta estavam cerca de 16,7 mil peças e se acredita em um número parecido alocado nas escolas.

A quantidade não será suficiente para atender todas as crianças, portanto, segundo Janet Thomas, os diretores terão autonomia para escolher quem vai ganhá-las. Os critérios serão a necessidade do aluno e também os tamanhos disponíveis.

"Nós vamos dar início também a um novo processo, mas somente de camisetas e blusas de frio. A Procuradoria considerou que não é um programa assistencialista, mas de segurança", colocou. A expectativa é finalizar a nova compra antes do início do próximo inverno.

O processo ainda será confeccionado pela Secretaria Municipal de Educação e a chefe da pasta garante que desta vez será transparente, evitando problemas como aconteceu na gestão de Barbosa Neto, quando o MP indiciou o ex-prefeito e outras 18 pessoas por crimes contra a administração.

"Fazer o termo de referência não é fácil. Tem que detalhar o suficiente para garantir qualidade, mas não demais para direcionar", colocou. A compra de uniformes vai atender os 42 mil alunos na rede municipal de Londrina.

Fonte: londrina.odiario.com