Nove meses depois, escolas estaduais terão ares-condicionados em Londrina


As escolas estaduais de Londrina devem ganhar enfim ares-condicionados em cerca de um mês. Passados mais de nove meses da compra dos equipamentos, o governo do Estado começou a publicar, no Diário Oficial desta quinta-feira (28), diversas licitações para a instalação dos 608 equipamentos em 32 unidades na cidade.

São previstos gastos de até R$ 1,5 milhão com o serviço de instalação. Está programada para ocorrer, na próxima semana, a abertura das propostas das interessadas na modalidade carta-convite. O tipo de licitação foi lançado para apressar o andamento dos reparos na instalação eletrica das escolas.
"Tivemos que passar por análise de técnicos por cada uma das escolas, fazer um levantamento, já que são todas muito antigas. Mandar projetos para Curitiba, que foram pra análise e para só depois conseguir dar início ao processo que vai instalar os equipamentos. Demorou muito, nós sabemos disso", reconheceu a chefe do Núcleo Regional de Ensino (NRE), professora Lúcia Cortez.
Questionada se a ação do tempo pode comprometer o funcionamento dos ares-condicionados, já que os equipamentos permaneceram estocados em caixas por um longo período, Lúcia garantiu que as escolas não enfrentarão problemas, já que todos têm garantia do fabricante. "Essa foi até uma dúvida minha e questionei o engenheiro elétrico do Núcleo. Se tiver problema serão substituídos", disse.
Os aparelhos chegaram no fim de 2013, mas sequer foram utilizados por falta de estrutura das escolas. A previsão é que sejam retirado das embalagens em setembro, até o trâmite final da licitação, que passa por análise documental e de capacidade técnica dos interessados na instalação dos equipamentos. O Núcleo Regional de Ensino estima amenizar o calor dos estudantes ainda neste verão.
Fonte: londrina.odiario.com