Mercadão vira UBS improvisada


O antigo Mercado Municipal da Vila Casoni se transformou em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) improvisada para atender moradores da região central de Londrina. A utilização do espaço foi a saída encontrada pela Secretaria Municipal de Saúde para manter os atendimentos durante a reforma na UBS Bom Retiro, que fica na Vila Portuguesa, também no centro da cidade. 
No mercadão, varais com lonas se tornaram divisórias das salas de atendimento. Por conta do improviso, a Vigilância Sanitária não autorizou nem mesmo a realização de curativos nos pacientes atendidos no local. Vacinas são transportadas em um isopor e precisam ser aplicadas no mesmo dia. 
Quem é atendido não reclama das condições do espaço e agradece o esforço da equipe. "Eles estão fazendo de tudo. Se isso aqui fosse reformado ficaria ótimo, mas a gente sabe que é uma coisa provisória", comentou a aposentada Valdete da Conceição Silva, enquanto aguardava a consulta. "A gente sabe das dificuldades, mas, mesmo assim, eles conseguem dar uma atenção para a gente", disse o comerciante Américo Cardoso. 
O improviso já dura mais de três meses. A reforma na UBS Bom Retiro seria concluída no dia 20 de agosto, mas a construtora solicitou a prorrogação do prazo. Os investimentos são de, aproximadamente, R$ 78 mil. De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, a obra deve ser finalizada até a última semana de setembro. "Os atendimentos estão sendo realizados normalmente. Fizemos algumas adaptações para utilizar o espaço e evitar prejuízos maiores para a população, mas não temos interesse em permanecer no imóvel", resumiu. 
Fonte: Folha de Londrina