Vereadores entregam relatório sobre unidades de saúde ao Executivo


A Comissão de Seguridade Social da Câmara de Vereadores de Londrina faz a entrega oficial, na manhã desta segunda-feira (15), ao secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri e prefeito em exercício, Guto Bellusci (PSD), do relatório com o diagnóstico dos principais problemas das unidades básicas de saúde do Município. Na sequência, uma cópia será entregue também ao promotor dos Direitos Constitucionais, Saúde Pública e Saúde do Trabalhador, Paulo Tavares, para que sejam tomadas providências.

Segundo o vereador Vilson Bittencourt (PSL), o relatório já foi apresentado em audiência pública, em agosto, mostrando o resultado do levantamento feito pela comissão – presidida pelo vereador Gustavo Richa (PHS) e composta pelos vereadores Tio Douglas (PTB) e Bittencourt – que visitou as 52 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), entre outras estruturas municipais.
O diagnóstico demonstra as principais deficiências do sistema municipal de saúde. “É uma situação complicada já que falta, além de profissionais, equipamentos básicos como estetoscópios e autoclaves. É a demanda real do serviço público de Londrina”, diz Bittencourt.
Os vereadores também entregarão ao secretário um CD contendo 572 fotos com registros das visitas que apontam limitações estruturais das unidades, além de cópia dos requerimentos e pedidos de informações já encaminhados ao Executivo.
Fonte: Jornal de Londrina