Agentes penitenciários marcam greve para o fim do mês


Agentes penitenciários do Paraná decidiram que vão deflagrar greve geral no dia 29 de setembro. A definição de interromper os serviços por tempo indeterminado veio de assembleia organizada pelo sindicato da categoria (Sindarspen) na manhã desta quarta-feira (17). Cerca de 300 agentes participaram da votação.
O encontro ocorreu na Praça Nossa Senhora da Salete, próximo à sede do governo do estado, ao mesmo tempo em que dois trabalhadores são mantidos reféns na segunda rebelião na Penitenciária Estadual de Piraquara II (PEP II) em menos de uma semana.
A principal reivindicação dos agentes é o reforço da segurança no interior das unidades prisionais do Paraná. Eles alegam o risco que estes trabalhadores correm nas unidades, que têm sido palco de frequentes rebeliões que fazem agentes reféns.
Na pauta também constam pedidos de aumento no efetivo de agentes, construção de novos presídios no estado, mais disponibilidade de material de trabalho – como algemas e rádios de comunicação –, além de aposentadoria especial e revisão no plano de cargos e salários da categoria.
A Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju) disse que não vai comentar o fato antes de ser notificada oficialmente sobre a decisão da paralisação.
Fonte: Jornal de Londrina