ApĂłs homicĂ­dio na UPA, prefeitura reavalia segurança nas unidades de urgĂȘncia e emergĂȘncia de Londri


A segurança nas unidades de saĂșde de urgĂȘncia e emergĂȘncia serĂĄ tema de uma reuniĂŁo agendada para a prĂłxima segunda-feira (29) entre membros da Autarquia Municipal de SaĂșde e da Secretaria Municipal de Defesa Social. O tema veio Ă  tona apĂłs a execução de um adolescente de 17 anos no interior da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim SabarĂĄ, zona oeste de Londrina.

O diretor de UrgĂȘncia e EmergĂȘncia, Eduardo CristĂłfoli Silva, vĂȘ o homicĂ­dio ocorrido na UPA como um fato pontual, mas acredita que ele precisa ser refletido. "Marcamos essa reuniĂŁo para discutir sobre implementação de melhorias. Normalmente pensamos em melhorias de todos os setores, tambĂ©m o de segurança e vamos avaliar se teria alguma coisa diferente a ser feita", comentou na manhĂŁ desta quarta-feira (24).
Segundo a DivisĂŁo de UrgĂȘncia e EmergĂȘncia, todas as unidades que funcionam 24 horas - UPA do SabarĂĄ, Pronto Atendimento Municipal (PAM), Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Unidade BĂĄsica de SaĂșde (UBS) do Jardim Leonor - possuem a presença constante dos guardas municipais. JĂĄ no caso dos postos do Maria CecĂ­lia e UniĂŁo da VitĂłria, que tambĂ©m funcionam no perĂ­odo noturno, mas fecham na madrugada, as equipes fazem rondas periĂłdicas.
No mĂȘs de abril, a UBS do Leonor registrou problemas de assaltos, o que gerou uma onda de insatisfação por parte dos servidores e tambĂ©m dos pacientes. Por causa dos crimes, os guardas foram colocados na unidade 24h. Silva nĂŁo tinha na manhĂŁ desta quarta-feira o levantamento do nĂșmero de ocorrĂȘncias criminais registradas nas unidades, mas afirmou que elas sĂŁo esporĂĄdicas.
"Com a presença dos guardas, nós temos uma segurança satisfatória. Quando ocorre um evento excepcional como esse [em que o adolescente morreu], poderia ter uma segurança muito mais reforçada, inclusive com guarda armada, mas dificilmente teríamos um retrospecto diferente", avaliou.
A reuniĂŁo serĂĄ realizada Ă s 9h da prĂłxima segunda-feira.
Fonte: londrina.odiario.com