Servidores da Justiça Federal e do TRE param por 24 horas


Servidores da Justiça Federal do Paraná (JFPR) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado paralisam nesta quarta-feira (24) suas atividades por 24 horas. A mobilização, denominada de "apagão do judiciário", ocorre simultaneamente em vários Estados brasileiros, para pedir agilidade na aprovação de um projeto de lei que repõe as perdas salariais dos profissionais. Os trabalhadores devem realizar ainda hoje uma assembleia, para avaliar o movimento. Em Londrina, as atividades se concentram na Justiça Federal. 
Segundo o coordenador geral do Sinjuspar (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e Eleitoral do Paraná), Paulo Cezar Silva dos Santos, há inclusive a possibilidade de deflagrar uma greve por tempo indeterminado, o que acabaria afetando o calendário eleitoral. Ele diz que o movimento estadual acontece principalmente em Curitiba, onde mais de 300 trabalhadores realizaram um ato em frente à sede do TRE, no início da tarde. No entanto, há focos também em Paranaguá, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Umuarama, Apucarana e Xambrê. 
Tanto a assessoria de imprensa da JFPR como a do TRE, porém, informaram que a população não foi prejudicada. No primeiro órgão, cuja adesão é maior, profissionais de plantão garantiram a realização das audiências já marcadas. O restante do trabalho, como redação e envio de petições, acontece eletronicamente. O TRE, por sua vez, disse que o movimento nesta quarta-feira é normal. 
Em tramitação no Congresso, o PL 7920/2014 altera a tabela de vencimentos das carreiras do Poder Judiciário da União. "Estamos há oito anos sem recomposição das perdas inflacionárias, com defasagem de 50%. Como o projeto foi apresentado de forma parcelada, no final, em dezembro de 2017, já teremos novas perdas. Ainda assim, queremos esse paliativo", afirmou Santos.
Fonte: Folha de Londrina