Agentes penitenciários do PR entram em greve a partir de segunda-feira


Os agentes penitenciários entram em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (29) em todo o Paraná. A categoria decidiu que apenas os serviços considerados essenciais serão realizados, como alimentação dos presos, emergências médicas e cumprimento de ordens judiciais. De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindasrspen), Antony Johnson, 80% dos trabalhadores vão manter as atividades durante a greve.
Desde o início da greve, ficarão suspensas as atividades nos setores de trabalho e nos setores de escola. O atendimento a advogados e o banho de sol no pátio também não serão realizados. As visitas, por sua vez, podem ser suspensas por causa da greve, mas apenas em um segundo momento. “A gente espera que a paralisação não chegue até o fim de semana, mas, se chegar, as visitas serão suspensas”, diz Johnson.
A segurança é a principal reivindicação da categoria. “A gente espera que o governo atenda algumas demandas, como o aumento da segurança com a presença da Polícia Militar na PEL II, em Londrina; na PEF II, em Foz do Iguaçu; na PEFB, em Francisco Beltrão; e na PEP II, em Piraquara, que são as penitenciárias mais críticas”, disse Jhonson. “Os agentes estão com medo de trabalhar. Nós estamos clamando por segurança”, disse o presidente.
Na pauta de reivindicações também está a ampliação de vagas no sistema penitenciário; ampliação do grupo de intervenção tática para todo o estado; retorno da capacidade de lotação original das unidades penais; envio da regularização da aposentadoria especial para a Assembleia Legislativa; aquisição de equipamentos de segurança, como algemas, cadeados e rádios comunicadores; automatização da estrutura das unidades penais; e criação de um plano de saúde de atendimento psicológico para os agentes.
Na segunda-feira (29) os agentes em greve devem se reunir em frente às unidades penais do interior. Em Piraquara, o encontro acontece a partir das 6 horas em frente ao Complexo Penal. Os trabalhadores vão colocar faixas e distribuir panfletos sobre a greve nas unidades. De acordo com Johnson, não está prevista nenhuma passeata ou concentração para manifestação dos agentes. “Nossa intenção é ser o mais prudente possível. Não vamos fazer passeata para não transformar a greve em ato político”, afirmou.
Negociação
O Governo do Estado e o Sindarspen realizaram uma reunião nesta quinta-feira (25). O sindicato entregou a pauta de reivindicações e, de acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Seju), as propostas estão sendo avaliadas. Uma resposta oficial deve ser divulgada no dia 9 de outubro.
Uma reunião de negociação está prevista para acontecer na próxima quarta-feira (01) entre o sindicato e o Departamento de Execuções Penais (Depen). A reunião deve ser confirmada na segunda-feira (29).
Agentes Penitenciários
Em todo o estado, trabalham cerca de 3,6 mil agentes penitenciários. De acordo com o Sindicato da categoria, desde dezembro de 2013, 31 profissionais foram feitos reféns em 20 rebeliões no Paraná.
A última rebelião foi no dia 16 de setembro, na Penitenciária Estadual de Piraquara II (PEP II). Cerca de 60 detentos participaram do motim e fizeram dois agentes reféns.
Fonte: Jornal de Londrina