Prevenção é o melhor remédio contra o câncer de mama


Doença que ainda atinge milhares de mulheres, o câncer de mama terá todas as atenções durante este mês com a campanha Outubro Rosa, realizada desde 1997 com o objetivo de alertar sobre o problema. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a estimativa é de que no Paraná, este ano, sejam registrados, aproximadamente, 3,5 mil casos novos. Em Londrina, o Hospital do Câncer registra em média 230 novos casos por ano.

Ainda segundo dados da Sesa, no Paraná, em 2012, a doença matou 818 mulheres e em 2013, 825. Em Londrina, o Hospital do Câncer não tem registros dos óbitos. Quando se trata de câncer de mama, o grande foco é para o diagnóstico precoce. De acordo com a superintendente estadual de Atenção à Saúde, Márcia Huçulak, se o diagnóstico é feito quando a lesão ainda é pequena, com até 1 centímetro, a probabilidade de cura é de 95%.

Para isso, é preciso que as mulheres acima dos 40 anos façam a mamografia pelo menos a cada dois anos. Mulheres com histórico familiar devem fazer os exames a partir dos 35 anos. A incidência maior de casos e também de óbitos é na faixa etária a partir dos 50 anos até os 69 anos. “Hoje, no Paraná, temos 20% das mulheres nesta faixa etária que não fazem os exames, ou por medo de descobrir a doença, ou por medo do exame ou por vergonha”, diz a Márcia Huçulak.

Ela ressalta que, embora seja desconfortável para a mulher, quanto mais a mama for comprimida durante a mamografia, mais preciso será o diagnóstico. A enfermeira e coordenadora da pesquisa clínica do Hospital do Câncer, Elaine Cristina Baraldi Carmelo, afirma que não são conhecidos os fatores determinantes para o desenvolvimento do câncer de mama, mas sim aqueles que podem levar à doença. O fator genético é um deles. Outros estão relacionados aos hábitos de vida: alimentação pouco saudável, obesidade, sedentarismo.

“A obesidade, por exemplo, faz com que o corpo tenha alterações hormonais e das células e, consequentemente, pode ter célula que se desenvolva com tumor”, exemplifica Elaine Carmelo.

Assim, cuidados com dieta saudável, ingestão de líquidos e atividades físicas são recomendados para manter o organismo equilibrado e mais saudável.

Fonte: Jornal de Londrina