Com máquinas precárias, prefeitura faz aluguel para obras em estradas rurais de Londrina


A Prefeitura Municipal de Londrina deve investir R$ 426 mil para aluguel de máquinas, com o objetivo de garantir a manutenção das estradas rurais. O recurso foi disponibilizado diante de um quadro de sucateamento dos equipamentos da Secretaria Municipal de Agricultura e da falta de um contrato com uma oficina mecânica para consertos.

O secretário de Agricultura, Rodrigo Trigueiro, informou que algumas máquinas da prefeitura não são tão antigas, porém, há dificuldades em mantê-las em funcionamento por causa da falta de uma oficina. Sem um contrato, o município precisa licitar cada conserto, o que deixa o processo demorado e prejudica o cronograma de obras.

"O processo licitatório é muito moroso em relação à contratação para manutenção de máquinas e compras, além da seleção de pneus e peças de reposição. Para não deixar o serviço descontinuado, a gente faz a contratação através de ata de registro de preços de hora-máquina. Deixa isso como uma carta na manga", explicou em entrevista à rádio Paiquerê AM.

Com uma estrutura ineficiente, a prefeitura não consegue manter as boas condições das estradas rurais, o que gera diversas reclamações dos moradores. A prioridade acaba sendo a rota do transporte escolar rural, já que as crianças e adolescentes não podem ficar sem ir à escola.

A expectativa da Secretaria de Agricultura é que os processos de compra e conserto iniciados no primeiro semestre sejam finalizados até o final do ano. Além disso, deve receber algumas máquinas que serão compradas pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, através de R$ 10 milhões liberados pelo governo do Estado.

Fonte: londrina.odiario.com