Protesto de professores suspende aulas na rede estadual nesta quarta-feira


As escolas estaduais em Londrina não terão expediente nesta quarta-feira (26). Esta, pelo menos, é a recomendação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Paraná (APP Sindicato). Além da paralisação, representantes do sindicato pediram uma audiência com o governador Beto Richa (PSDB) e o secretário estadual de Educação, Paulo Schmidt. Uma manifestação também está marcada para a frente do Palácio Iguaçu, sede do governo do estado em Curitiba para a manhã de quarta-feira.

Na pauta da audiência estão algumas reclamações dos professores. Eles pedem a equiparação de salários para os contratados por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS). Segundo o diretor do Núcleo Londrina da App Sindicato, Márcio André Ribeiro, quem é selecionado neste processo tem um valor de salário fixo, independente da formação.

“Para o governo, tanto faz se o professor tem especialização, mestrado, doutorado. O salário é igual para todos do PSS, e equivale ao de um professor graduado. Isso é uma injustiça, porque a diferença é apenas o meio de contratação. Dessa forma, toda a capacitação do professor é jogada de lado”, explicou.

Outros pontos questionados pelo sindicato são a dificuldade de implementação da chamada “dobra de padrão” – quando duas cargas horárias de 20 horas são concentradas em uma de 40 horas –, a falta de atendimento por parte do Sistema de Assistência à Saúde, o antigo Instituto de Previdência do Estado; e a falta de pagamento de cartas precatórias a servidores aposentados.

“A regra de manter 2% do orçamento para quitar esses precatórios está simplesmente sendo ignorada pelo governador. Com isso, muitos aposentados que precisam desse dinheiro, seja para custeio de despesas, seja para tratamentos de saúde, acabam morrendo antes de receber a dívida”, revelou.

Fonte: Jornal de Londrina