Plenária elege Éder Pimenta para direção da Regional Norte da UGT-Paraná


A Plenária da Regional Norte da UGT-PARANÁ, realizada em Londrina (PR), dia 19 de novembro, elegeu a nova direção da regional e deliberou diversas ações para 2015. Palestras e debates foram acompanhados atentamente pelos mais de 150 dirigentes de 50 sindicatos.

 

A palestra “Improbidade e corrupção no serviço público: Atuação do movimento sindical no controle social”, proferida pela promotora de justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, Kele Cristiani Diogo Bahena, destacou o trabalho do companheiro Guataçara Rodrigues dos Santos, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de São Jerônimo da Serra (filiado à UGT), cuja denúncia culminou no afastamento do então prefeito Adir Leite(PSDB). O trabalho do sindicalista foi tema da matéria exibida no programa Fantástico, da Rede Globo, em 16/11. “Com as denúncias do sindicato, o Ministério Público ficou atento às atividades criminosas do prefeito daquela cidade, e assim conseguimos desmantelar uma grande rede de corrupção que vinha usurpando os cofres públicos”, destacou a promotora, que dirige o Núcleo Regional de Trabalho de Proteção ao Patrimônio Público do Norte Pioneiro, com sede em Santo Antônio da Platina (PR). A promotora falou das ações do MP nas várias frentes de investigação e elogiou o trabalho que a UGT vem desenvolvendo no esclarecimento das atividades sindicais e na fiscalização da aplicação dos recursos públicos nas prefeituras e órgãos estaduais e federais.

 

Por sua vez o professor de direito, Paul Jurgen Kelter, falou sobre “Aposentadoria e Direitos Sociais”. O professor Paul explicou as variações nos valores das aposentadorias com a aplicação da tabela do fator previdenciário. Na opinião do especialista, foi imposto um cálculo sem a ampla participação dos sindicatos, centrais sindicais, universidades e a sociedade organizada. “E o que é pior, no Brasil não há uma política eficiente de inclusão de idosos, deficientes e jovens no mercado de trabalho”, disse Paul Jungen.

 

DPVAT e Construção de moradias populares

 

O presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, falou da campanha nacional da UGT de esclarecimento sobre os direitos que as vítimas de acidentes de trânsito têm com o DPVAT (seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres). “Em 2015, a UGT vai regionalizar o treinamento para as entidades sindicais se habilitarem a prestar todo apoio a seus associados que por ventura venham a precisar desse seguro. A intenção com isso é eliminar a ação de intermediários e atravessadores que muitas vezes aproveitam de um momento de tristeza familiar para se apropriar do dinheiro desse seguro”, destacou Paulo Rossi.

 

Paulo Rossi apresentou ainda o conteúdo do texto a ser aplicado nos estatutos dos sindicatos e entidades filiadas à UGT para possibilitarem a seus associados a aquisição da casa própria. “Com o acordo firmado com a Cohapar - Companhia de Habilitação do Paraná, os sindicatos e entidades poderão promover ações direcionadas a seus associados, com vantagens e condições especiais de pagamento”, falou Paulo Rossi.

 

Ao final da plenária, foi eleita a nova direção da Regional Norte da UGT-PARANÁ para o próximo triênio. O servidor público e diretor do Sindiserv-Londrina, Éder Pimenta, foi eleito o novo presidente da regional. Ele assume o cargo até então ocupado pelo companheiro Marcelo Urbaneja. “O conceito de descentralização das decisões da central, com a criação das diversas regionais, mostrou o quanto a UGT avança na organização dos trabalhadores paranaenses”, destacou Marcelo Urbaneja.

 

O presidente eleito, Éder Pimenta, destacou o trabalho que vem sendo realizado pela direção estadual da UGT-PARANÁ e pelo companheiro Marcelo Urbaneja. “Assumo hoje a difícil missão de dar prosseguimento ao belo trabalho que o Marcelo e a sua diretoria fizeram em nossa regional. Com o apoio da UGT-PARANÁ e da UGT-NACIONAL, temos a convicção de que fortaleceremos ainda mais as ações sindicais de nossas entidades filiadas”, disse Éder.

 

O presidente da UGT-PARANÁ, parabenizou a nova diretoria eleita, destacando o grande trabalho realizado pelo presidente Marcelo Urbaneja à frente da Regional Norte. “Mais uma vez os companheiros Marcelo e o Moacir de Paula Rocha, então vice-presidente da UGT-Regional Norte do Paraná e diretor do Sindicato dos Comerciários de Londrina (filiado à UGT), deram um exemplo de desprendimento ao abrirem mão dos seus cargos e dando oportunidade a novas lideranças, priorizando assim a unidade da União Geral dos Trabalhadores”.

 

Fonte: UGT Paraná