Na volta ao trabalho, Kireeff diz em rede social que prevĂȘ ano difĂ­cil em Londrina


O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), retornou oficialmente às atividades nesta segunda-feira (19), após 15 dias de licença para descansar. Neste período ficou no cargo interinamente o vice-prefeito Guto Bellusci (PSD).

Anunciando a volta à prefeitura, Kireeff utilizou, como de praxe, a sua página pessoal na rede social Facebook. E entre os comentários, prevê que 2015 será um ano difícil na esfera governamental de uma forma geral. "Bom dia!!! Fim da licença, pronto para a luta. Ano diferente esse, hein! Diferente especialmente no ambiente da administração pública, pois vemos os governos federal e estadual tomando medidas duras para equilibrarem suas contas o que, aliás, está correto. Lembram lá do início de 2013, quando implementamos o contingenciamento e os planos de eficiência administrativa 1 e 2? Pois então, é mais ou menos isso que eles estão fazendo agora", comentou.

Com estas medidas, Kireeff prevê bons resultados com o reequilíbrio das finanças no Estado e na União a longo prazo. Mas prevê dificuldades, principalmente, a curto prazo. "A tendência no médio prazo é também colocar a inflação sob controle e retornarmos ao crescimento econômico e da oferta de serviços e investimentos públicos federais e estaduais. Já no curto prazo a situação é mais complicada pois tudo indica que teremos um período de convívio simultâneo com o aumento de impostos dos dois governos, corte em seus gastos e inflação", assegurou.

Para o prefeito, com já se passaram dois anos promovendo o ajuste das contas públcias municipais, a administração deverá se esforçar para tomar medidas locais de forma inversa aos governos estadual e federal, capazes de fomentar a economia local, fazendo com que os efeitos dos demais governos tenha reflexos de pequena intensidade em Londrina.

"Medidas como a sanção do Plano Diretor, que permitirá que uma série de investimentos sejam feitos aqui em Londrina terão um papel importantíssimo e a boa notícia é que temos condições de termos um ambiente local diferenciado em relação à maioria dos municípios brasileiros exatamente porque fizemos nossa lição de casa em 2013 e 2014. Isso não quer dizer que o município tem contas folgadas, não é isso, mas é verdade que aquele cenário de déficit anual de R$ 70 milhões já faz parte do passado", ressaltou no seu post.

Dentro das medidas otimistas, citou a Sercomtel, que estava teve prejuízo de R$ 65 milhões em 2012 e que, no ano passado, fechou com lucro, até mesmo voltando a patrocinar a equipe do Londrina Esporte Clube (LEC) este ano.

E garante que em 2015 a administração municipal atuará olhando mais para as necessidades locais. "Mas de olho no cenário estadual e federal, conciliando nossas ações com as medidas necessárias para que Londrina mantenha seu dinamismo", enfatizou. "Sei do pessimismo que prospera entre o empresariado, mas Londrina possui condições de se tornar exceção em função de sua condição local absolutamente peculiar", comentou, finalizando a postagem dizendo que está de volta ao trabalho com as energias renovadas e pronto para continuar os esforços por uma Londrina mais "justa, fraterna, solidária e próspera".

Fonte: londrina.odiario.com