Especuladores estão rindo a toa com alta da taxa Selic para 12,5 por cento


A decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) em elevar a taxa Selic é mais um golpe do Governo contra os trabalhadores e a produção. 

Essa é a primeira vez que a autoridade monetária se reúne sob o comando da nova equipe econômica, encabeçada pelos ministros da Fazenda, Joaquim Levy e do Planejamento, Nelson Barbosa.  Nesse primeiro encontro os especuladores levaram a melhor, e a taxa Selic foi elevada em 0,5%, chegando a 12,5% ao ano.

 O aumento é um golpe na produção e no consumo e, consequentemente, vai oprimir a economia, agravando a situação dos trabalhadores. A medida vai contra o desenvolvimento do País e a geração de emprego. 

 Para o trabalhador,  o aumento da Selic influencia os juros cobrados em operações para compra a crédito e também leva às alturas o juro do rotativo do cartão e cheque especial.

 Aumentar a taxa de juros para conter o consumo e controlar a inflação é medida adotada por quem não tem  proposta para o desenvolvimento econômico do País e pratica uma política conservadora. Esse, em uma semana, depois do veto ao aumento na correção da tabela do Imposto de Renda, é o segundo golpe contra a sociedade e a classe trabalhadora e nos dá mais motivação para uma reação a altura.

 

 Ricardo Patah, presidente Nacional da União Geral dos Trabalhadores