Frota sucateada do Samu de Londrina deixa vĂ­timas Ă  espera de socorro


Se você estiver em Londrina e for vítima do trânsito, sofrer uma síncope, tiver um enfarte, um AVC ou desmaiar na rua e precisar de socorro, não conte com o Serviço de Atendimento Médico de Urgências (Samu).

Segundo informações da RPCTV Londrina, das oito ambulâncias disponíveis para o serviço no Município, cinco estavam paradas em uma oficina para reparos. Na manhã da última sexta-feira (23), apenas duas ambulâncias estavam nas ruas da cidade.

Em depoimento, sem se identificar, um funcionário do Samu denunciou o caos no atendimento de resgate em Londrina. “É frustrante. As pessoas ficam até 12 horas esperando por um atendimento e o Samu não dá conta. É uma sensação de dever não cumprido”, lamentou o servidor. Segundo ele, óbitos têm sido inevitáveis.

A diretora da Secretaria de Saúde, Suzana Verlingue, confirmou os problemas com as viaturas do Samu na cidade, mas culpou o governo federal por não renovar a frota, considerada como antiga e cheia de problemas de manutenção. Segundo ela, ainda em 2015, Londrina deve receber quatro ambulâncias do governo e adquirir outras trêscom recursos próprios.

Fonte: Jornal de Londrina