Após 2 anos, escolas ainda não sabem quando receberão ar-condicionado


Depois de dois anos de espera, mais de 608 aparelhos de ar-condicionado devem ser instalados em breve em 23 escolas da rede estadual de ensino em Londrina. Os aparelhos foram disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) em 2013, mas desde então aguardavam a aprovação da Secretaria de Estado da Educação (Seed) para a instalação.

Segundo a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina, Lúcia Cortez, a demora para a instalação ocorreu por conta de processos burocráticos. “Cada instalação depende de uma licitação. Das 32 escolas estaduais de Londrina que aguardam os aparelhos, somente 23 conseguiram atender aos requisitos da licitação. Nas outras nove, não apareceram empresas suficientes interessadas em prestar o serviço”, explicou.

Em fevereiro do ano passado, o governador Beto Richa (PSDB) chegou a anunciar o repasse de R$ 2,1 milhões para a instalação dos equipamentos, classificada na época como “imediata”.

Instalações ainda não têm data para começar

A chefe do NRE afirma que apesar de concluído o processo em 23 escolas, ainda não há data determinada para o início da instalação dos aparelhos. Lúcia credita o problema ao expediente da Seed neste início de ano.

“Eu falei com eles esses dias, mas o processo está um pouco mais demorado porque existem pessoas de férias em Curitiba [sede da Secretaria]. Alguns coordenadores foram substituídos o que acabou atrasando também o processo”, justificou.

Por isso, Lúcia Cortez disse que não há tempo hábil para que a instalação seja concluída antes do início das aulas, em 9 de fevereiro. Questionada se os aparelhos devem funcionar ainda neste primeiro trimestre, ela preferiu não confirmar o prazo. “Acho melhor não definir a data porque estamos dependentes do processo mesmo. Mas espero que tudo seja concluído logo.”

Fonte: Jornal de Londrina