Governo do Paraná não vai pagar terço de férias de servidores


O governo do Paraná confirmou no fim da tarde desta quinta-feira que não conseguirá pagar o abono de férias do funcionalismo nem a rescisão dos contratos dos professores contratados em regime temporário. A alegação do Executivo é de que não há caixa suficiente para fazer os pagamentos. De acordo com o chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra (PSD), o pagamento não tem data para ocorrer.

Segundo o governo, o pagamento dos salários de janeiro, agendado para esta sexta, está confirmado. Chegaram a circular rumores nesta semana de que nem mesmo a folha seria quitada. “Fizemos um esforço muito grande e conseguimos garantir o pagamento do salário. No entanto, estamos com o caixa muito baixo no momento e teremos que adiar parte dos compromissos”, afirmou Sciarra.

O terço de férias do funcionalismo já havia sido adiado no final do ano passado. Servidores que tiraram férias em outubro e novembro tiveram o pagamento adiado. A ideia, segundo o governo anunciou na época, era pagar tudo em três vezes. A primeira parcela seria depositada neste 30 de janeiro. Além disso, os professores da rede estadual tradicionalmente também recebem o abono ao voltar das férias, no fim de janeiro. Todos esses pagamentos ficam adiados indefinidamente.

Sciarra diz que o governo está com problemas de fluxo de caixa em função da baixa atividade econômica do país e também porque o governo não pode contar com o pagamento do IPVA neste mês de janeiro. Como o Executivo aprovou um aumento no imposto em dezembro, precisa esperar 90 dias antes de começar a cobrar os novos valores. “Nos próximos dois meses, ainda teremos dificuldades financeiras”, admite Sciarra.

Fonte: Jornal de Londrina