Parecia uma fila de presos, diz Turini sobre a chegada dos deputados na Alep


Nunca imaginei que veria uma cena dessas. Chocante. A cena a que o deputado estadual Tercílio Turini (PPS) se refere foi a chegada dos demais colegas de plenário na Assembleia Legislativa, no começo da tarde desta quinta-feira (12).

Os deputados da base foram conduzidos ao interior da AL - sitiada pelos manifestantes -dentro de uma espécie de ônibus-camburão da Tropa de Choque, cercado por uma barreira de policiais militares.

Foi triste. Quando olhei, todos os deputados da base estavam de cabeça baixa, entrando correndo no prédio. Parecia uma fila de presos se escondendo das câmeras e da população, afirmou.

Segundo Turini, após a entrada dos parlamentares, a situação ficou mais tensa ainda quando todos eles estavam reunidos no restaurante da Assembleia, no 5º andar do prédio, para fazer valer o pacote de medidas de contenção de gastos do governador Beto Richa (PSDB).

De repente, ouvimos as explosões das bombas e dos tiros de bala de borracha. Alguns deputados levantaram assustados. Outros se esconderam no banheiro e até na cozinha.

De acordo com Turini, o deputado Tadeu Veneri (PT) conseguiu impedir a invasão da Assembleia ao acalmar os manifestantes.Se ele não fizesse isso, ia acontecer uma tragédia ali, conta, enquanto retornava para Londrina, de carro.

Com o fim da sessão improvisada no restaurante, a PM fez uma operação de resgate para retirar os deputados da base de dentro da Assembleia. No vídeo gravado por Turini, os manifestantes gritam contra os parlamentares, em coro: Não agridam, deixem os ratos sair, dizia a multidão. O ônibus da PM estava bem perto das grades e só via aquele monte de mãos tentando agarrar os deputados, lembra.

Na história

Para Turini, os parlamentares da base aliada do governador Beto Richa foram escorraçados pela população: O 12 de fevereiro vai ficar na história do Paraná. Foi uma mobilização gigantesca para enfrentar um governo intransigente, diz.

Na opinião de Turini, o governador foi o responsável direto pelo caos, ao empurrar os deputados aliados para uma saia justíssima diante da população: Foi constrangedor forçar a votação com tratoraço. Desde o começo da semana, tudo deveria ter sido suspenso. mas o governador Beto Richa preferiu manter a pressão sobre os deputados. Nunca tinha visto algo assim: vai totalmente contra a independência entre os poderes.

 

Fonte: Jornal de Londrina