Professores da rede estadual recusam proposta e greve continua


Os líderes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) recusaram na noite desta sexta-feira (20) as propostas feitas pelo Governo do Estado e decidiram continuar em greve. A paralisação da categoria começou no último dia 9. 

As tentativas de acordo apresentadas pelo executivo serão levadas à comissão de greve do sindicato, mas a aceitação delas não será sequer votada. 

A pauta dos professores é formada por 52 itens. A categoria critica a falta de organização encontrada nas escolas estaduais neste início de ano letivo e pede pela contratação de mais servidores e compra de materiais básicos. 

Os docentes querem, ainda, que o Governo do Estado pague o terço de férias referente ao mês de dezembro, o auxílio-alimentação e a rescisão de contrato aos servidores temporários. 

A categoria também reivindica a contratação imediata de 5,5 mil professores - já anunciada pelo governo -, a abertura de novas turmas nas escolas, o pagamento de convênios com os colégios itinerantes e de educação especial, e a rejeição, por parte da Assembleia Legislativa, do "pacotaço" de medidas anunciado pelo governador Beto Richa (PSDB), que prevê cortes nas gratificações do funcionalismo e mudanças na previdência.

 Fonte: Portal Bonde