Professores definem calendário para reforçar greve


Em greve desde o dia 9 de fevereiro, os professores da rede pública estadual do Paraná planejam uma série de mobilizações em todo o Estado ao longo desta semana, para forçar o governo a negociar pontos ainda pendentes da pauta de reivindicações, como pagamento de atrasados e superlotação em salas de aula. Amanhã, eles acompanham o retorno dos trabalhos em plenário na Assembleia Legislativa (AL) e realizam panfletagens em terminais de ônibus e praças. Já na quarta-feira (25), está marcado um "grande ato em defesa da escola pública", em Curitiba, com a participação de educadores de diferentes regiões. 

A categoria chegou a se reunir duas vezes com representantes do Executivo, a última delas na sexta-feira passada, no entanto, algumas divergências acabaram emperrando as negociações. O novo calendário de atividades do movimento foi definido ontem, durante a assembleia do Conselho Estadual da APP, na Capital, que contou com 200 dirigentes de todo o Estado. A expectativa é de que funcionários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PR), caminhoneiros e trabalhadores do judiciário, estes últimos com paralisação agendada para a partir de terça-feira, além de servidores públicos de outras categorias, "engrossem"o movimento. 

Pontos pendentes 
Apesar de a gestão do governador Beto Richa (PSDB) ter cedido em determinados itens, se comprometendo, por exemplo, a "fatiar" o "pacotaço" fiscal, a debater as mudanças na previdência com os servidores e a não encaminhar mais à AL qualquer proposta que retire direitos trabalhistas, não houve consenso em questões como a revisão no número de professores e funcionários das instituições de ensino, o chamado porte de escola, e na nomeação de aproximadamente 460 professores já aprovados em concurso público. 

O governo também assegurou que irá pagar os valores atrasados para 29 mil professores temporários (os chamados PSS) até terça-feira, em um montante de R$ 84 milhões. Há a possibilidade de uma nova rodada de negociações acontecer entre amanhã e depois. Neste caso, a licença-prêmio dos docentes, que tinha sido cancelada, e a redistribuição de aulas de PSS de 20 horas também devem ser debatidas. 

Calendário 

Segunda-feira (23) 
Manhã - Reunião dos Conselhos Regionais ampliados para organização da continuidade da greve e caravanas para Curitiba 
14h - Acompanhamento da sessão da Assembleia Legislativa do Paraná 
Final da tarde - Panfletagem em terminais e praças 

Terça-feira (24) 
Manhã - Reunião com diretores e diretoras das escolas - em todos os núcleos sindicais e na sede estadual da APP-Sindicato 
9h - Reunião da coordenação do Fórum das Entidades Sindicais (FES) 
Realização de blitz nas cidades para pintura de vidros de carro com o dizer #eutonaluta" 

Quarta-feira (25) 
Grande ato em defesa da Escola Pública, em Curitiba (horário a ser definido)

Fonte: www.bonde.com.br