APP desmonta acampamento no Centro Cívico; professores começam a voltar para Londrina


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato) desmontou na tarde desta segunda-feira (9) o acampamento que havia sido instalado em frente ao Centro Cívico, em Curitiba, há 29 dias, quando professores e educadores entraram em greve no estado. A retirada das barracas e dos colchões é resultado da suspensão da greve da categoria, aprovada pelos servidores em assembléia realizada pela manhã

Professores de Londrina e região que foram para Curitiba participar do movimento grevista já começaram a voltar para as suas cidades de origem. "Vamos chegar, realizar uma reunião e apresentar as propostas feitas pelo Governo do Estado aos docentes que acompanharam tudo de longe", contou uma das diretoras da APP Sindicato em Londrina, Vanilda Rodrigues Pereira, em entrevista ao Bonde nesta segunda-feira. 

De acordo com ela, o ano letivo deve ser preparado em tempo recorde, entre terça (10) e quarta-feira (11), para que as aulas tenham início em todos os colégios estaduais na próxima quinta (12). Vanilda disse que os professores devem explicar a atual situação da categoria aos alunos. "Não pretendemos realizar nenhum tipo de manifestação, mas garantir aos adolescentes que ainda continuamos em estado de greve", destacou. 

A sindicalista lembrou, ainda, que a greve pode ser retomada a qualquer momento pela categoria. "Basta o Governo do Estado não cumprir o acordo firmado com os professores", disse. 

O poder público firmou um compromisso com o comando de greve dos professores em reunião mediada pelo desembargador Luiz Mateus de Lima, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), na sexta-feira (6). 

Entre as 18 medidas, o governo estadual comprometeu-se a não apresentar qualquer projeto de lei que suprima direitos dos servidores públicos. No documento, o governo também descarta a hipótese de extinção do ParanáPrevidência com utilização dos recursos, exclusivamente, para o pagamento de aposentadorias e pensões. Além disso, o governo prometeu pagamento do adicional de férias dos professores da educação básica e das universidades estaduais no dia 31 de março.

 

Fonte: Redação Bonde