Governo firma acordo com sindicatos e greve pode terminar na UEL e em outras estaduais


Os sindicatos que representam os servidores das universidades estaduais do Paraná assinaram um termo de compromisso com o Governo do Estado em reunião realizada entre a manhã e o início da tarde desta terça-feira (10) em Curitiba. O acordo pode colocar um ponto final na greve da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e das outras seis instituições do estado (UEM, Unioeste, UEPG, UENP, Unicentro e Unespar). 

Professores e técnicos administrativos entraram em greve no dia 11 de fevereiro por conta do chamado "pacotaço" do Governo do Estado. Na reunião de hoje, o líder do governador Beto Richa (PSDB) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), garantiu que o governo não vai usar recursos do Paranaprevidência para cobrir o rombo dos cofres públicos estaduais. "Foi a principal proposta apresentada durante o encontro. O compromisso deixa a categoria um pouco mais tranquila", destacou em entrevista ao Bonde Renato de Lima Barbosa, presidente do Sindiprol/Aduel, sindicato que representa os professores da UEL. 

O governo também se comprometeu a voltar a discutir a contratação de mais servidores no decorrer dos próximos meses. Já sobre o pagamento do terço de férias referente ao mês de dezembro, o sindicalista citou uma decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), que garante o repasse do benefício ao funcionalismo. O governo se comprometeu a fazer o pagamento aos funcionários no próximo dia 31. 

Barbosa também criticou o fato de o Governo do Estado ter demorado tanto para voltar a negociar com os servidores das universidades. "Eles iniciaram as conversas no último dia 25 e só as retomaram hoje. Foi essa demora toda que fez a categoria optar pela continuidade da greve", argumentou. 

O sindicalista ressaltou, ainda, a importância da participação do deputado Luiz Cláudio Romanelli nas negociações com os servidores. "O governo escolheu o interlocutor certo para conversar com o funcionalismo, que já não confia mais na palavra dos secretários estaduais", argumentou. 

Romanelli comentou o acordo fechado com os sindicatos durante a sessão desta terça-feira da Alep. Ele falou sobre os compromissos fixados e lembrou, ainda, da suspensão da discussão sobre a autonomia das universidades estaduais. "O governador revogou o decreto que previa a formação de um grupo de trabalho para discutir a autonomia por entender que o debate atual é outro", afirmou. Segundo o deputado, o grupo de trabalho pode ser formado futuramente, depois de uma "mobilização da comunidade acadêmica". 

O Sindiprol/Aduel vai realizar uma assembleia geral na manhã desta quinta-feira (12) para discutir e votar o fim da greve, assim como a Assuel Sindicato, que representa os técnicos administrativos da UEL.

 

Fonte: Redação Bonde