Servidores espalham faixas por Tamarana para reclamar de reajuste salarial


A cidade de Tamarana, região metropolitana de Londrina, amanheceu com diversas faixas penduradas em árvores, após a aprovação na Câmara dos Vereadores do projeto de lei que fixa o reajuste salarial dos servidores municipais. 

O Sindicato dos Servidores Municipais de Tamarana (Sinditam) argumenta que o percentual de reajuste ficou muito abaixo do esperado pela categoria. Foram aplicados 13,01% para os professores e 7,3% para o quadro geral de funcionários. O aumento ficou abaixo do salário mínimo nacional (8,8%). "Ficou clara a falta de razoabilidade de proporção. Além disso, não houve negociação, o prefeito não chamou o sindicato para conversar. No ano passado, enviamos uma pauta de 23 itens, nenhum foi atendido. Nem mesmo obrigações como a concessão de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para os garis, que estão varrendo rua sem luva, uniforme. Tem gente trabalhando em maquinário pesado sem protetor auricular, repartição pública que não tem banheiro. Itens básicos que não são atendidos", defende o presidente do Sinditam, Diego Ferreira. 

Ainda de acordo com ele, as faixas de protesto penduradas pelo sindicato foram retiradas ainda nesta manhã, sob a alegação de poluição ambiental. 

O prefeito de Tamarana, Paulino de Souza (PMDB), afirmou que a reposição salarial aprovada na Câmara teve como parâmetro o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado no período até a data base. Em relação ao reajuste maior concedido aos professores, Paulino afirma ser obrigado a seguir o piso nacional dos professores. 

Questionado sobre as demandas solicitadas pelo sindicato, o prefeito culpa o atual momento da economia e diz estar impedido de aumentar gastos com pessoal por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Os servidores atualmente respondem por 53% da folha do município. 

"Infelizmente, com a situação econômica do país, os recursos estão cada vez mais escassos. Se fosse ver, pela lei de responsabilidade fiscal, não teríamos nem a obrigação de dar a reposição porque nosso índice já está alto. Até por isso não teve aumento salarial para prefeito, vice, secretários e comissionados. Apenas os concursados ficaram com o reajuste".

 

Fonte: Redação Bonde