Prefeitura diz que descontará os dias parados de grevistas da Saúde


A Prefeitura de Curitiba informou nesta segunda-feira (30) que irá descontar dos salários dos servidores da Saúde em greve os dias não trabalhados. De acordo com a administração municipal a decisão foi tomada porque a categoria, que está em greve por tempo indeterminado desde o início da manhã, rejeitou as propostas apresentadas em reunião.

Com a greve, 109 unidades básicas e oito Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas têm os serviços prejudicados. Conforme a prefeitura, o mínimo de 20% de efetivo trabalhando não vem sendo integralmente cumprido em todas as unidades básicas de saúde, e de 12 profissionais nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A administração municipal diz que apresentou cinco propostas na reunião realizada nesta segunda:

Antecipação do pagamento, em parcela única, dos valores retroativos a dezembro dos novos pisos salariais, para o dia 10 de abril; o pagamento, ainda em abril, da segunda parcela de horas extras e Descanso Semanal Remunerado (DSRs) que restam de 2014; o abono da falta dos grevistas, desde que a greve se encerrasse; a criação de uma comissão com participação dos trabalhadores para definir critérios de implantação das novas gratificações; e a criação de uma comissão para fazer a transição de auxiliares de saúde bucal e de enfermagem.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Curitiba (Sismuc), no entanto, sustenta que as propostas não são concretas o suficiente, e que os temas apresentados já foram propostos anteriormente, e não foram cumpridos. Eles pedem a solução para benefícios incorporados ao salário a partir de um percentual, que foi reduzido, segundo a categoria. Eles querem ainda aumento no quadro de funcionários das unidades de saúde e melhores condições de trabalho.

O Sismuc ainda garante que os atendimentos de urgência e emergência estão sendo mantidos nas unidades.

Fonte: http://g1.globo.com/pr/parana/