Com falta de remédios há mais de um ano, Londrina quer mais verba do SUS


Faltam pelo menos 37 medicamentos na rede municipal de saúde, além de insumos, material de higiene e profissionais da área. O problema se estende há pelo menos um ano, segundo Jovira Cordeiro, membro do Conselho Municipal de Saúde. “A grande pergunta é: o que os servidores terão que dizer para os usuários do SUS [Serviço Único de Saúde]?”, disse à RPC após uma reunião com o secretário de Saúde, Mohamad El Kadri, e membros da Comissão de Seguridade Social da Câmara de Vereadores.

O secretário reconheceu o problema e prometeu ir a Brasília nesta semana com o prefeito Alexandre Kireeff (PSD) para tentar aumentar o repasse do Ministério da Saúde (MS) para o financiamento do serviço público de saúde em Londrina. Segundo o secretário, há um déficit de cerca de R$ 3 milhões mensais em relação ao repasse e o que o Município gasta efetivamente com o serviço.

O vereador Vilson Bittencourt (PSL), membro da Comissão de Seguridade Social, informou que, além do repasse, a forma como são feitas as licitações para a compra dos medicamentos e demais itens para a saúde também atrasa o abastecimento da rede municipal. “Somente um setor da Prefeitura pode fazer essas compras. Nossa proposta é que ocorra um desmembramento para facilitar e agilizar as aquisições.”

Concurso

Em relação à falta de médicos e profissionais, El Kadri disse que a Prefeitura deve realizar ainda neste primeiro semestre um concurso para suprir o déficit de recursos humanos no setor. Ele não informou o número de vagas que serão disponibilizadas.

De acordo com o gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, uma nova reunião entre a pasta, Comissão de Seguridade Social e Conselho Municipal de Saúde deve ser realizada em 10 de abril. “Vamos discutir, especialmente, como agilizar o processo de compra de medicamentos e insumos para a rede municipal de saúde”, destacou Vilson Bittencourt.

Fonte: Jornal de Londrina