Prefeitura pretende contratar mais de 440 professores em Londrina


A Prefeitura de Londrina tem a intenção de contratar 442 novos professores a partir da próxima semana, quando a Secretaria de Educação vai começar a convocar os candidatos aprovados no último concurso público realizado pela pasta. O projeto de Lei que prevê a criação de 234 do total de novos cargos anunciados foi aprovado em segundo turno pela Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (14), e deve ser sancionado pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD) amanhã (15). "O nosso departamento de Recursos Humanos (RH) está dando andamento para que possamos fazer o chamamento dos aprovados o quanto antes", destacou a secretária de Educação, Janet Thomas, lembrando que o processo seletivo antigo vence em julho. "Precisamos realizar a primeira convocação já na próxima semana e planejar um segundo chamamento caso não haja o interesse por parte dos primeiros candidatos convocados", explicou. 

Os outros 208 cargos serão criados só no segundo semestre deste ano, após a realização de um novo concurso público para professores em Londrina. Conforme a secretária, grande parte dos postos ainda não criados será voltada para professores da Educação Infantil. Ela disse, ainda, que os aprovados no novo concurso serão convocados pela secretaria só no próximo ano. "Eles vão trabalhar nas creches em fase de construção e com previsão de ficarem prontas em 2016", explicou. 

Janet Thomas garantiu, ainda, que a Secretaria de Educação reservou parte do orçamento de 2015 para custear os salários dos novos docentes. Segundo ela, a contratação de funcionários prevista para este ano deve custar cerca de R$ 10 milhões por ano aos cofres do município. Ainda não há a informação de quanto os outros 208 cargos vão custar à prefeitura. 

Em um primeiro momento, a secretaria pretende contratar 180 professores para as séries iniciais do Ensino Fundamental, 44 docentes da Educação Infantil e dez para docência de Educação Física. Conforme a secretária, esses novos funcionários vão preencher vagas de auxiliares nas escolas municipais e somar forças junto às novas salas de aulas que estão sendo construídas. "O nosso quadro atual de docentes está completo, mas já estamos pensando no ano que vem, quando a demanda irá aumentar com a abertura de novas turmas e a inauguração de novas creches e escolas", argumentou Janet.

 

Fonte: Portal Bonde