Governo do Paraná estuda impacto financeiro de reajuste para servidores


Apesar de ter anunciado na quinta-feira (14) o envio do projeto de lei que reajusta em 5% os salários do funcionalismo publico estadual, a proposta do governo do Paraná ainda não chegou à Assembleia Legislativa. O governo informou nesta segunda (18) que o projeto ainda passa por estudo de impacto financeiro antes de ser encaminhado para apreciação dos parlamentares.

Em nota, o governo diz que o estudo deve ser concluído nos próximos dias, e reitera que não se trata de retirada da proposta, uma vez que não houve envio. Na quinta-feira, ao anunciar o percentual de reajuste, o governo também informou que não mais negociaria o tema com sindicatos que representam servidores públicos.

A crise financeira que atinge o Paraná e o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal são apontados como responsáveis pelo índice proposto. Em 2014, o estado comprometeu 46,76% da receita corrente líquida com o pagamento da folha – a LRF limita o índice a 46,5%.

A proposta foi considerada insuficiente por diversas organizações sindicais. O Fórum Estadual dos Servidores (FES), que reúne 21 sindicatos de servidores, esperava um índice de no mínimo 8,17%, correspondente à inflação dos últimos 12 meses medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Para a próxima terça-feira (19), estão previstos atos de diversas entidades sindicais em repúdio ao governo, como o Sindarspen (Sindicato dos Agentes Penitenciários) e o SindSaúde (Sindicato dos Servidores Estaduais da Saúde do Paraná), este atualmente em estado de greve, além da APP-Sindicato, representante dos professores do estado, em greve há 24 dias.

Fonte: http://g1.globo.com/pr