Governo de Paraná apresenta nova proposta de reajuste aos servidores


O Governo do Paraná apresentou uma nova proposta de reajuste salarial aos funcionários da rede pública estadual. A proposta oferece aumento de 3,45% neste ano, divididos em três parcelas. O valor é referente à inflação medida entre maio e dezembro de 2014.

Segundo o governo, a ideia é repor integralmente apenas a inflação do ano de 2015, a partir de janeiro de 2016. Isso incluiria os valores entre janeiro e maio, que não fazem parte da proposta atual. Além disso, o governo propôs mudar a data-base dos servidores para janeiro, tanto em 2016, quanto nos anos seguintes.

A proposta já foi apresentada aos deputados estaduais e deve seguir os trâmites de votação na Assembleia Legislativa. Caberá aos deputados avaliar e votar a iniciativa do Executivo.

Professores querem 8,17%
Desde o início da paralisação, a categoria pedia reajuste de 8,17% por conta da reposição da inflação. Segundo o governo, esse valor inclui a inflação entre os meses de maio de 2014 e maio de 2015, quando vence a data-base dos trabalhadores estaduais.

Porém, no dia 14 de maio, o governo anunciou que o aumento seria de 5% e que as negociações estavam encerradas. A categoria manteve a paralisação, que iniciou em 25 de abril.

Servidores
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato) sinaliza que a proposta de reajuste salarial, que prevê também a antecipação da data-base (de 1º de maio para 1º de janeiro) não deve ser aceita pela categoria.

“Recebemos com indignação. O governo não fez o debate e trabalhou de forma inadequada durante toda a situação. Essa proposta, mais uma vez, descumpre a lei, penalizando servidores e a população, para ‘solucionar’ uma crise que a própria administração Beto Richa criou”, disse o professor Hermes Leão, presidente do sindicato.

Sobre a data-base, Hermes diz que ao antecipá-la, há uma tentativa de maquiar as perdas salariais dos servidores. “Realizamos estudos preliminares e esta antecipação faria com que o governo economizasse quase R$ 600 milhões – e cada servidor perdesse meio salário”, afirma. “É preciso considerar ainda que janeiro é uma época historicamente complicada: o terço de férias, pago nesta época, atrasou diversas vezes e a Lei do Piso, que também precisa ser aplicada em janeiro, no Paraná não é respeitada. Avaliamos como uma data péssima e mais uma medida autoritária desta administração”, conclui.

Impasse
Nos últimos dias, o chefe da Casa Civil esteve com integrantes da bancada de apoio ao governador por duas vezes para tentar solucionar o impasse.

“Nossa intenção é chegar ao índice de 8,17% de reajuste, mesmo que seja necessário parcela-lo em duas vezes”, disse o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), líder do governo, na segunda-feira (25).

Fonte: http://g1.globo.com/pr