Secretaria de Educação abre processos contra diretores que não lançaram faltas de grevistas


A Secretaria Estadual de Educação (Seed) do Paraná abriu processos administrativos contra os diretores que não enviaram os relatórios com as faltas dos professores em greve. A informação foi divulgada no portal da secretaria, na manhã desta segunda-feira (1º).

Os diretores que, segundo a nota, trancaram as escolas e impediram a entrada dos alunos e dos professores também poderão ser alvo desses processos contra o que a secretaria classifica de “insubordinação grave”. A decisão de lançar as faltas aos grevistas e de processar os diretores foi tomada em uma reunião na sexta-feira (29) entre a titular da pasta, Ana Seres, e os chefes dos Núcleos Regionais de Educação (NRE).

Alguns diretores teriam colocado os cargos à disposição da Seed e o processo de substituição destes profissionais já estaria sendo encaminhado pela secretaria.

Em Londrina, não há informações detalhadas sobre quantos diretores deixaram de lançar as faltas. Segundo a diretora do NRE na cidade, Lúcia Cortez, seria “deselegante” falar sobre os casos, já que a secretaria deu uma semana de prazo para que a relação de faltas seja entregue.

“Estamos voltando hoje ao trabalho, está tudo muito corrido por aqui”, disse a diretora. “Posso te falar que há um percentual grande de diretores que ainda precisam entregar esses relatórios. Como o governo deu um prazo de uma semana a contar de hoje, só poderemos falar em processos aqui na nossa região a partir da segunda-feira que vem”, afirmou.

APP

Segundo a APP-Sindicato, os diretores das escolas estaduais em greve foram convidados para um encontro realizado nesta segunda-feira (1º) em Curitiba, onde serão discutidas as medidas a serem tomadas em relação aos processos. O sindicato ainda não emitiu uma posição oficial, mas garantiu que a estrutura jurídica será colocada à disposição dos diretores.

Fonte: Jornal de Londrina