Richa recusa proposta de deputados e mantém reajuste de 3,45 por cento parcelado


O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), rejeitou nesta terça-feira (2) a proposta de reajuste salarial para servidores públicos estaduais elaborada por deputados estaduais na segunda (1º). A proposta da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pedia que o governo concedesse 3,45% de reajuste em outubro e o restante em dezembro. Com isso, a inflação de 2014, de 8,17%, seria zerada ainda neste ano – este é o valor de reajuste que os professores e funcionários das escolas da rede pública pedem.

Richa afirmou que o governo mantém a proposta já enviada à Casa, na semana passada, de 3,45% neste ano, divididos em três parcelas nos meses de setembro (1,15%), outubro (1,15%) e novembro (1,15%). O valor é referente à inflação medida entre maio e dezembro de 2014; a inflação de 2015, estimada pelo governo em 8,5%, seria paga em janeiro de 2016.

“O que apresentamos já é o resultado de aprimoramento de propostas anteriores”, justificou o governador. “Diante das circunstâncias econômicas do país, não é uma proposta ruim, é uma boa proposta”, completou.

Professores e funcionários da rede estadual de ensino estão em greve há mais de um mês e exigem o pagamento imediato da inflação.

Além deles, servidores da Saúde e agentes penitenciários também paralisaram as atividades e aguardam a definição do reajuste salarial.

Na segunda-feira, o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), adiantou que não irá colocar em discussão nenhuma proposta de reajuste salarial até que haja um acordo entre o Executivo e o funcionalismo.

 

Servidores
Assim que a proposta foi oficializada, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) já sinalizava pela manutenção da greve. “Recebemos com indignação. O governo não fez o debate e trabalhou de forma inadequada durante toda a situação. Essa proposta, mais uma vez, descumpre a lei, penalizando servidores e a população, para ‘solucionar’ uma crise que a própria administração Beto Richa criou”, afirmou o presidente da APP-Sindicato, o professor Hermes Leão, na semana passada.

Sobre a data-base, Hermes disse que ao antecipá-la, há uma tentativa de maquiar as perdas salariais dos servidores. “Realizamos estudos preliminares e esta antecipação faria com que o governo economizasse quase R$ 600 milhões – e cada servidor perdesse meio salário”, analisou.

“É preciso considerar ainda que janeiro é uma época historicamente complicada: o terço de férias, pago nesta época, atrasou diversas vezes e a Lei do Piso, que também precisa ser aplicada em janeiro, no Paraná não é respeitada. Avaliamos como uma data péssima e mais uma medida autoritária desta administração”, concluiu.

 

Contratação
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) deu início ao processo de contratação de professores temporários por Processo Seletivo Simplificado (PSS) nesta segunda-feira. Serão selecionados profissionais para exercer as funções de professor, professor pedagogo e tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais. As inscrições poderão ser feitas gratuitamente até o dia 16 de junho pela internet.

O PSS é destinado a selecionar profissionais para trabalharem na rede pública estadual de ensino e rede conveniada. De acordo com o governo, as contratações serão válidas apenas para 2015.

Podem participar candidatos com no mínimo 18 anos completos e no máximo 69 anos de idade. Não há um número definido de vagas a serem ocupadas. O preenchimento dos cargos, ainda segundo a administração estadual, vai depender da demanda de cada escola.
O cadastro e as inscrições serão realizados pela internet.

Fonte: http://g1.globo.com/pr