Dilma vai ter que explicar irregularidades ao TCU


Segundo o acórdão (decisão final proferida sobre um processo por tribunal superior) aprovado por unanimidade no plenário do Tribunal de Contas da União (TCU), nesta quarta-feira, 16, a presidente Dilma Rousseff terá de se explicar sobre 13 indícios de irregularidades em suas contas de 2014. No entanto, as contas da chefe de Estado não estão em condições de ser apreciadas por conta da grande quantidade de irregularidades.

Dilma terá 30 dias para apresentar as explicações sobre as “pedaladas” fiscais; a ausência de contingenciamento de recursos num ano eleitoral; a omissão de dívidas no balanço; o pagamento de despesas do Minha Casa Minha Vida com adiantamentos do FGTS; e mais nove indícios de irregularidades cuja responsabilidade direta foi atribuída a Dilma pelo TCU.

Apenas depois que a presidente apresentar sua defesa, será feito o julgamento sobre o parecer em relação às contas. “Provavelmente a explicação será por escrito, assinado por ela. As ações que cabem diretamente a ela são as de contingenciamento e as próprias pedaladas. As contas são dela. Tudo foi prestado por ela. Por isso, a presidenta que precisa ser ouvida”, afirmou Augusto Nardes, ministro do TCU.

 

 Fontes: O Globo-Dilma terá de esclarecer 13 irregularidades ao TCU