Veja o percurso do protesto contra o governo Dilma em Londrina


Nas redes sociais, movimentos se organizam para ir às ruas de Londrina, no próximo domingo (16), para pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Em suas páginas oficiais, os movimentos Viva Londrina, Marcha Londrina e Brasil Livre Londrina tinham o apoio de mais de 4,7 mil pessoas no início desta segunda-feira (10).

“As nossas pautas são idênticas: queremos que a Dilma deixe o poder, seja por impeachment, renúncia ou cassação”, afirmou o porta-voz do Viva Londrina, André Elias. Ele destacou que, para combater à desinformação sobre os processos seguintes a uma possível saída da presidência, os movimentos têm realizado panfletagem e adesivagem no centro da cidade.

“Vejo que ainda tem muita gente desinformada achando que, com o impeachment, ocorre novas eleições. Não é isso. Isso só ocorre se os diplomas da presidente e do vice [Michel Temer (PMDB)] forem cassados. O presidente da Câmara [Eduardo Cunha (PMDB)] tem 90 dias para convocar novas eleições. Isso precisa ficar muito claro”, disse.

A reivindicação dos manifestantes londrinenses segue a agenda do movimento nacional, que promete manifestações em diversas cidades brasileiras no domingo.

45 mil pessoas

Segundo Elias, a expectativa é que o terceiro ato supere as 45 mil pessoas que participaram da manifestação em 15 de março realizada em Londrina. Para isso, os movimentos têm divulgado em suas páginas oficiais vídeos de pessoas consideradas por eles como "formadores de opinião", para convocar a população para ir para as ruas em 16 de agosto.

Entre as pessoas que gravaram os vídeos estão jornalistas, professores e lideranças londrinenses. “Desde a semana retrasada estamos divulgando esses vídeos. Têm alguns com lideranças nacionais, como [o deputado federal] Jair Bolsonaro [PMB], o [senador] Ronaldo Caiado [DEM], e nesta semana vamos publicar o vídeo do Reinaldo Azevedo [jornalista] da Veja. Todos eles falam diretamente com Londrina.”

 

André Elias afirmou que, formalmente, os movimentos não têm apoio de entidades e sindicatos da cidade. No entanto, ele confirmou que integrantes de Acil, Rotary e Maçonaria, por exemplo, já confirmaram presença na manifestação. “São representantes da sociedade civil organizada que acreditam que o Brasil enfrenta mais que uma crise econômica, enfrenta uma crise de credibilidade diante do mercado.”

Trajeto

A manifestação está marcada para começar às 15 horas de domingo (16), em frente ao Colégio Estadual Vicente Rijo, no centro. De acordo com o porta-voz do Viva Londrina, na concentração, os manifestantes deverão cantar o hino nacional e entoar músicas de ordem, não especificadas pelo manifestante.

Em seguida, a caminhada deve seguir pela Avenida Higienópolis e Calçadão e ser finalizada na Praça da Bandeira. “Pedimos que as pessoas vistam verde e amarelo e pintem seus rostos. Poderão levar bexigas e faixas para uma manifestação pacífica, como foi nas outras duas vezes. Outra coisa, levar garrafinhas de água, porque a previsão para domingo é de sol forte e bastante calor”, orientou.

A Polícia Militar deverá acompanhar a manifestação. Na manhã desta segunda-feira (10), o porta-voz da PM, capitão Ricardo Eguedis, disse que a polícia deve decidir ao longo da semana como será feito a segurança durante os protestos e que isso deve ser definido conforme a proporção.A assessoria de imprensa da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) disse que o órgão deve dar apoio à polícia conforme o realizado nas últimas manifestações.

Fonte: Jornal de Londrina