Professores em greve ocupam andar do Ministério da Educação


Professores federais em greve e estudantes ocuparam hoje (24) o andar do gabinete do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, no prédio do ministério. Eles pediam uma reunião com o ministro, para discutir as reivindicações da categoria.

Os manifestantes foram recebidos pelo secretário de Educação Superior, Jesualdo Farias, e, após cerca de cinco horas de ocupação, deixaram o edifício por volta das 18h.

Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), ficou acertada uma reunião com o ministro para 5 de outubro.

“Como o ministro não nos recebeu desde o início da greve, resolvemos ocupar a sala dele para sermos ouvidos”, afirmou a vice-presidente do Andes-SN, Marinalva Silva.

Entre as reivindicações dos professores estão a reestruturação das carreiras, um calendário de realização de concursos públicos para as universidades federais e mais investimentos nas instituições. Os docentes estão em greve há quase quatro meses. A paralisação atinge mais de 30 instituições, entre universidades e institutos federais.

O Ministério da Educação informou que os grevistas não chegaram a entrar no gabinete do ministro. Acrescentou que os manifestantes foram recebidos pelo secretário Jesualdo Farias e confirmou que eles já deixaram o local.

Fonte: Agência Brasil