Vereadores constatam situação crítica de UBSs na zona rural de Londrina


Unidades Básicas de Saúde (UBSs) localizadas em quatro distritos rurais da zona Sul de Londrina foram visitadas na manhã desta sexta-feira (2) pelos vereadores Gustavo Richa (PHS) e Vilson Bittencourt (PSL) e pela vereadora Lenir de Assis (PT), que integram a Comissão de Seguridade Social do Legislativo Londrinense. A exemplo do que aconteceu no ano passado, a Comissão visitou as unidades de Irerê, Paiquerê, Guairacá e Lerroville. 

A intenção dos parlamentares foi conferir se houve melhorias no último ano, depois da apresentação de um extenso relatório em 2014 com os principais problemas encontrados no sistema municipal de saúde. 

A constatação foi que a situação nos distritos continua crítica. Reformas, ampliações e até a construção de uma nova unidade, prevista para Paiquerê, não saíram do papel. Ao mesmo tempo, a demanda só cresceu, principalmente em função do Assentamento Eli Vive, loteado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no final de 2013, em Lerroville. No local residem atualmente 504 famílias, que utilizam a estrutura de saúde da região. Resultado: há dias em que a sala de recepção da UBS do distrito não comporta tantos pacientes. A fila de espera para atendimento odontológico é grande e a unidade apresenta problemas de infiltração em vários cômodos, inclusive no consultório odontológico. Novos agendamentos para este tipo de tratamento têm sido feitos só para janeiro de 2016.

Em Guairacá, onde a população vive uma das situações mais difíceis, a unidade é uma pequena casa de 80 metros quadrados, inaugurada há 30 anos e que nunca passou por reformas. A falta de salas de vacinação, para curativos e almoxarifado são problemas que somam-se às muitas goteiras em dias de chuva, à rede de informática precária e à necessidade de compartilhar profissionais com a UBS de Paiquerê. O distrito de Guairacá tem cerca de 900 habitantes e esta é a única estrutura de saúde em um raio de 30 quilômetros. 

Situação preocupante também foi vista pelos vereadores em Paiquerê, onde o posto funciona em em prédio construído em 1972, pertencente à Universidade Estadual de Londrina (UEL) e inadequado para uma unidade de saúde. Ali também sobram problemas estruturais, como encanamentos constantemente entupidos, vidros quebrados, paredes emboloradas, poucos banheiros, falta de acessibilidade e equipamentos que não funcionam. Só há uma médica para atender uma população de aproximadamente 2,7 mil pessoas. "Aqui não tem jeito. Tem que ter paciência para esperar", disse uma usuária que aguardava atendimento. 

De acordo com a gerente das unidades rurais da Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda Jorge Giovine, que acompanhou as visitas, existe o projeto para construção de uma nova UBS em Paiquerê e um terreno já teria sido designado para isso. Segundo Fernanda, também já há projeto pronto para reformar a UBS de Irerê, mas não há recursos disponíveis. Entre as unidades dos distritos rurais, a única que ganhou melhorias recentemente foi a de Guaravera, reformada em 2014. 

O vereador Gustavo Richa, que preside a Comissão de Seguridade Social disse logo após a visita que uma das ações dos vereadores será o envio de um pedido de informações à Administração Municipal sobre a situação real do terreno para a nova unidade de Paiquerê. "As informações estão desencontradas", justificou o vereador, reiterando que as piores situações continuam sendo as de Guairacá e Paiquerê. "Estas unidades terão que ser prioridade do município a partir de agora. Vamos cobrar isso da Administração", informou o parlamentar.

Fonte: Portal Bonde