Em protesto, guardas municipais suspendem atividades em Curitiba


Os guardas municipais de Curitiba paralisaram as atividades nesta segunda-feira (19) por 24 horas. Os agentes são contra um decreto que aumenta a jornada de trabalho e que ainda não foi publicado.

De acordo com o Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal (Sigmuc), a mudança acarreta perda salarial de, no mínimo, R$ 543,06. Além disso, a categoria tem outras reivindicações como vale-refeição, academia para os agentes e aumento da verba destinada à Guarda Municipal.

A mobilização está prevista para durar um dia, porém, segundo o sindicato, caso não haja negociação com a Prefeitura de Curitiba, a mobilização poderá continuar.

A administração municipal conseguiu na Justiça uma liminar que torna a greve ilegal e determina o retorno imeadiato da categoria ao trabalho. Se as atividades continuarem suspensas e prejudicarem os serviços, o sindicato terá que pagar multa diária de R$ 7 mil. Ainda de acordo com o documento, o Sigmuc não atendeu às exigências mínimas impostas por lei ao regular exercício da greve deflagrada.

A prefeitura avaliou a paralisação como injustificada e prejudicial à população.

A administração pública afirma que as horas trabalhadas, além da escala ordinária, serão pagas sem qualquer prejuízo para os guardas municipais. Ainda conforme a prefeitura, os agentes receberão pagamento extra quando a jornada for estendida ou quando ocorrer convocação em dias de folga.

Fonte: http://g1.globo.com/pr