Secretário quer postos de saúde funcionando até às 22h em Londrina


O secretário de Saúde de Londrina, Gilberto Martin, esteve na sessão da Câmara de Vereadores na tarde desta quinta-feira (22) e manifestou a intenção de que as unidades básicas de Saúde (UBSs) da cidade, que atualmente atendem até às 19h, estendam o horário para até às 22h. 

"Este horário dá uma margem para o trabalhador ser atendido, principalmente nas unidades destes bairros mais distantes da Upa. Se ele tem algo mais simples, vai procurar atendimento depois do trabalho e encontra tudo fechado. É uma parte da população que engrossa a faixa de prioridade verde, o que ajudaria na diminuição da fila de espera", afirmou Martin. 

O secretário também reconheceu a precariedade estrutural de algumas unidades de saúde do município. "Das 54 unidades, a maioria tem muitos anos de construção e nunca recebeu uma reforma. Com isto, começaram a dar evidentes sinais como rachadura nas paredes, alagamento, ou seja, não suportam mais a estrutura física". 

Em Brasília 
O secretário municipal de Saúde Gilberto Martin esteve quarta-feira (21) em audiência com Ministro da Saúde Marcelo Castro. Na oportunidade, o secretário apresentou várias reivindicações, das quais se destacam o pedido para recomposição do teto financeiro de média e alta complexidade do município, e a instalação de um posto de fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Terminal de Cargas (TECA) de Londrina. Este posto permitiria a criação de um terminal de cargas internacional no município. 

Na audiência, o secretário de Saúde também cobrou do ministro a necessidade de renovação das frotas de ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), fazendo o pedido de 4 novas ambulâncias para o serviço. Em relação à ampliação de verbas destinadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Londrina, o ministro Marcelo Castro se mostrou solidário à solicitação. Entretanto, apontou as dificuldades orçamentárias vivenciadas atualmente no Ministério da Saúde. Ainda assim, se comprometeu em analisar o pedido. 

Também foram pauta do encontro o pagamento da terceira parcela referente à construção da Unidade Básica de Saúde do Jardim Padovani, no valor de R$ 128.000,00 e a habilitação para o custeio do serviço aeromédico do SAMU, que corresponde a um valor mensal de R$ 38.500,00. Também foi solicitada a visita técnica de consultores do Ministério da Saúde à Londrina, para viabilizar o repasse financeiro de custeio mensal da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Maria Angélica Castoldo (Leste-Oeste).

Fonte: Portal Bonde