Comissão concluiu visitas a UBSs da Zona Norte


A Comissão de Seguridade Social da Câmara de Vereadores encerrou na última quarta-feira (4) as visitas às 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Zona Norte de Londrina. A pior situação, na avaliação do presidente da comissão, vereador Gustavo Richa (PHS), foi encontrada no posto do Conjunto Maria Cecília, onde há problemas estruturais e de falta de profissionais.

 

Nas próximas semanas, o grupo que é composto também por Lenir de Assis (PT) e Vilson Bittencourt (PSL), prossegue com as visitas aos postos das demais regiões do município. Desde o dia 19 de agosto, 26 UBSs já receberam a comissão. O mesmo trabalho foi realizado em 2014, quando um extenso relatório foi apresentado à Administração Municipal, apontando as principais deficiências do sistema de saúde.

 

"Cada unidade de saúde tem sua peculiaridade e já encontramos realidades bem distintas. Há, por exemplo, unidades novas, com ótima estrutura, mas que não contam com profissionais em número suficiente. Por outro lado, há aquelas com sérios problemas estruturais que possuem uma equipe completa para atendimento", pontuou o vereador Gustavo Richa. De maneira geral, porém, ele afirma que os principais problemas constatados pela comissão têm sido a diminuição no quadro de médicos e o aumento no número de profissionais em licença de saúde.

 

Requerimentos - De acordo com o parlamentar, só na zona Norte, as UBSs contavam com 22 clínicos gerais. Este ano a região conta com 19 clínicos na rede municipal de saúde. "Já questionamos a Secretaria de Saúde sobre esta situação, estamos aguardando os dados", informou, revelando que a cada visita são enviados, em média, 10 requerimentos à Prefeitura de Londrina. "Portanto já foram emitidos mais de 200 requerimentos à Secretaria e feitos 16 pedidos de informação ao Executivo."

 

O vereador informou ainda que está sendo criado um grupo de trabalho com representantes da Diretoria de Recursos Humanos; Diretoria de Urgência e Emergência; Diretoria de Regulação e Atenção à Saúde (DRAS); Conselho Municipal de Saúde e gabinete do secretário de Saúde para discussão e análise, o mais breve possível, de possíveis ações para sanar a falta de médicos e possibilitar novas contratações. Gustavo Richa ressaltou, porém, que em alguns aspectos o município avançou do ano passado para cá. "Foram construídas cinco novas USBs, outras 16 foram reformadas, a informatização de todas as unidades foi concluída e hoje há um melhor gerenciamento dos medicamentos", listou o parlamentar.

Fonte: Câmara Municipal de Londrina